aumentar as vendas

Como usar o poder das imagens para aumentar as vendas

Você não faz ideia de qual é a melhor imagem para ilustrar suas campanhas e aumentar as vendas? Chegou a hora de descobrir!

Neste texto, vamos abordar a importância das imagens e como elas influenciam diretamente nas suas vendas, através de diversos exemplos que irão te auxiliar na forma de utilizá-las.

Importância da imagem para aumentar as vendas

Afinal, por que usar imagens? Não posso simplesmente fazer um texto ou uma frase de impacto e rapidamente divulgar no meu site? É claro que sim, porém, é preciso lembrar que nosso cérebro tende a processar imagens de maneira muito mais rápida do que um texto, pois identificamos o que é mais familiar. Sim, nosso cérebro é preguiçoso e vai reconhecer primeiro o que é mais fácil.

Existem pesquisas que comprovam isso, resumindo que 90% do processamento do nosso cérebro é visual, então sim, vamos lembrar de textos, mas um vídeo ou uma foto que te despertou interesse, te fez rir, ou até mesmo chorar, terá prioridade.

Outra questão é a qualidade da imagem. Se a imagem tiver baixa qualidade, ou pior, estiver pixelada, as pessoas vão olhar e passar reto por ela, ou seja, quanto melhor a qualidade, mais pessoas serão atraídas.

Calma, vamos te ensinar como escolher imagens com qualidade e destacar como isso interfere diretamente na identidade da sua marca e aumentar as vendas.

CTA Ebook cursos online

ebookcursos-online


Dicas de imagens


As dicas que serão dadas servem para todos os canais de comunicação. Podem divergir no tamanho ou nas exigências da plataforma que você usará, mas de modo geral são versáteis.

Sempre temos uma reação instintiva nos 3 primeiros segundos ao nos depararmos com um texto ou imagem, então, estes segundos são cruciais. Existe também o reconhecimento, ou a projeção de nós mesmos dentro da imagem. Ou seja, se a imagem retratar uma pessoa, vai chamar mais a atenção do que um animal, por exemplo. E por que? Desde que nascemos somos ensinados a reconhecer pessoas, é por isso que ao ver alguém na imagem, nos projetamos dentro dela.

– Pessoas em um contexto empresarial apontando ou olhando


aumentar vendas

O que vemos aqui? Uma pessoa bem arrumada, trabalhadora e feliz. Ou ao menos, na foto é a mensagem que ela passa. Dá vontade de ser como ela, e é isso que você vai despertar utilizando fotos deste tipo.

Ela está apontando para algo na foto. Ali você pode encaixar uma frase de efeito, uma chamada, um cta, enfim, é o tipo de imagem bastante utilizada para esses suportes, pois você automaticamente vai olhar para o que está sendo apontado. É o instinto natural, se você está na rua e alguém para e aponta para o céu, todos os presentes irão olhar também. É o mesmo processo com a imagem.

Então anote aí: usar imagens de pessoas apontando ou olhando converte muito (mesmo).


– Imagens de rosto


aumentar vendas

Tendemos a reconhecer rostos, sempre olhamos para eles antes da composição da imagem de modo geral, então por exemplo, se seu negócio é de cabelos ou cosméticos, essa foto chamará atenção para seu produto.

Dica: Para aumentar as vendas sempre pegue imagens que tenham a ver com seu produto.

Não adianta ter uma escola de inglês e divulgá-la com fotos de animais. Pegue fotos que chamem a atenção e humanizem seu negócio, mas principalmente tenha a ver com ele. Analise seu produto, seu público, saiba o que sua persona gosta e o que não gosta para enfim obter um insight e decidir que imagem usar.

Um exemplo bem interessante que vamos analisar é o mapa de calor – ferramenta que analisa seu site e as partes da imagem que são mais clicadas, nesse caso, mais vistas.

aumentar vendas

Nessa foto, podemos perceber que a primeira coisa que a pessoa vê é o rosto do bebê, por isso está em vermelho. Já as partes com a cor verde são secundárias ou terciárias no ponto principal do campo de visão.

Este site decidiu fazer um teste e colocou o bebê olhando para a mensagem e notou que isso deu muito mais resultado. Como vemos, a área em vermelho aumentou bastante pois as pessoas olham para o bebê em seguida para a chamada do produto, aumentando a conversão do site.

aumentar vendas

– Gráficos, setas e alvos

aumentar vendas

Outro truque importante é o uso de gráficos que mostram o sucesso de sua empresa. Você quer mostrar o quanto seu negócio está crescendo, então é interessante destacar isso. Utilize também setas para guiar onde a pessoa deve olhar e alvos para estimular suas campanhas como “acerte o alvo”, “vença” e afins.


– Imagens de liberdade

imagens de liberdade aumentar vendas


Com a vida das pessoas na cidade grande o dia todo trabalhando dentro de uma sala, que às vezes não possui nem janela, pensar em estar numa montanha respirando ar puro ou na praia, é libertador e proporciona um pequeno alívio. Esse tipo de foto que remete a liberdade dá muito resultado por passar essa sensação de paz, acompanhada de uma frase de efeito do tipo “Vá além”.

É importante lembrar que imagens assim podem não funcionar tão bem para aumentar  as vendas, seu negócio e seu objetivo dentro dele. Talvez seu alvo sejam imagens mais sérias, porém, isso requer uma análise.


Por esse motivo e outros é sempre importante fazer testes. Faça muitos testes! Jogue imagens diversas e pegue as métricas para ver qual gera mais conversão. Muitas vezes você pode achar que conhece seu público, mas se enganou. Mais uma vez: teste é essencial.

Vemos este tipo de imagem muito presente em anúncios de carros, que além de demonstrar velocidade, também traz a ideia de poder fugir para onde quiser.

aumentar vendas

 

– Imagens de segredo

imagens de segredo
E agora você pergunta: como assim, segredo? Bom, estas são imagens que instigam as pessoas. Quando alguém chega e diz “Tenho um segredo, porém não posso contá-lo”, quem não fica curioso?

Use imagens que remetem a isso e junte com chamadas do tipo “3 segredos sobre vendas que ninguém te contou”, que faça a pessoa não querer ficar de fora de jeito nenhum.

CTA Academia 1

academia eadbox


Importância das cores e como elas influenciam nas imagens de seu negócio


De acordo com pesquisas, 62 a 90% de nossos sentimentos sobre um produto são determinados pela cor, não apenas na base mas de modo geral. Por exemplo, muitas cores geram muita informação que acaba não passando credibilidade. Não saber harmonizar as cores gera uma certa estranheza a quem olha, então devemos escolher a cor correta de acordo com o sentimento que queremos passar. Para que a pessoa diga “Nossa, isso me deu fome” ao ver a identidade visual da marca com as cores vermelho e amarelo, isso me traz paz, etc.

É preciso tomar muito cuidado, pois as cores realmente causam um impacto, seja ele bom ou ruim. Exemplos:

Amarelo: Estimula o cérebro e a receptividade, com atenção aos detalhes. É possível notar em um exemplo cotidiano que na época de eleições uma das cores mais utilizadas em campanhas é o amarelo. Ok, e por que não o vermelho? O vermelho é chamativo também, porém prende a atenção de maneira muito ligeira, já o amarelo prende a atenção e grava mais facilmente na cabeça.

Azul: Passa confiança, admiração e muitas vezes paz. É claro que estes estímulos dependem do contexto do seu negócio. Esta cor é ótima para empresas de ensino.

Verde: Por ser uma cor mais fria é utilizada geralmente em negócios ligados a saúde e bem-estar. Muitos hospitais ou planos de saúde possuem o verde em sua logomarca.

Não adianta, sempre vamos olhar o aspecto visual antes de comprar algo. Ao entrarmos em um site e nos depararmos com um design bonito e harmônico, sentimos confiança. Caso contrário, causaria estranheza e pouca credibilidade. Ou seja, é muito importante apostar nas cores e nas imagens certas.

93% das pessoas acham o aspecto visual muito importante antes de comprar
60% da aceitação ou rejeição de um produto/serviço é devido as cores

Imagine um hospital fazendo uma imagem quase que carnavalesca de cores em uma campanha. Ficaria sem dúvidas muito agressivo, afinal, este segmento pede cores mais frias ao passar credibilidade.

O ideal é sempre realizar testes com seu público alvo, para então definir sua paleta de cores. Analisar as cores dos concorrentes do mesmo segmento é muito interessante também e pode te ajudar!


Imagine as marcas e produtos sem cores

aumentar vendas
Sem dúvidas causa estranheza olhar um produto sem cor. Como no exemplo abaixo, vemos ali uma batata frita, mas e a cor, cadê? Elas importam e influenciam muito. Se o produto possui cores em tom pastel, por exemplo, dá uma conotação mais infantil, delicada. Já as cores fortes, primárias, passam um tom mais agressivo. E sem cores, obviamente, algo sem graça que não chama a atenção.

Aqui temos um guia emocional das cores:

aumentar vendas

Como podemos ver, ele possui alguns cases que utilizam determinadas cores de acordo com seus significados. Claro, não é só isso, afinal existe muito mais por trás. Você pode estar se perguntando: ok, estamos falando de cores e marcas, mas o que tem a ver com imagem?

Tudo!

Precisamos analisar este tipo de coisa ao vermos uma imagem. Que tipo de cores, filtros e realces foram utilizados e suas estratégias por trás disso. Um exemplo básico que podemos dar é utilizar uma foto querendo dar a ideia de felicidade porém, as cores utilizadas foram azul ou cinza. Por mais que na foto tenha alguém sorrindo, as cores não estarão em harmonia com a mensagem e é claro, nosso subconsciente irá reprová-la. Por esse motivo o cuidado com os detalhes nunca é pouco.

 

Não é preciso ser um profissional para analisar imagens. Basta saber o objetivo que se pretende alcançar com a campanha e ao ver a imagem, saber o que sentiu. Se ambos combinarem, é sucesso.

Falamos muito sobre retratos e fotos, porém não precisamos apenas delas para a divulgação de produtos, afinal, podemos usar imagens vetorizadas, ou seja, imagens feitas por softwares de edição.

Ficou confuso? Espere, logo mais vamos te mostrar ferramentas que te ajudarão a produzi-las.

aumentar vendas

Com este exemplo é possível perceber que existe uma harmonia, o objetivo é passado e a mensagem fácil de ser entendida. As cores não gritam na sua tela e quando você olha, não causa estranheza.

 

Ah, imagens vetorizadas, softwares…muito difícil? É mais simples do que você pensa. Estas imagens podem ser “traduzidas” como desenhos, sejam eles abstratos ou não. É claro, não são apenas rabiscos, pois exigem um certo profissionalismo, mas existem sites que podem te auxiliar a produzir este tipo de material e vamos te guiar até eles.

aumentar vendas

Não é necessário ter um desenho, pois você pode brincar com formas e cores, ou apenas um texto que chame a atenção e as pessoas entendam o que você quer passar. Não esqueça de utilizar cores complementares.

 

Banco de imagens


Banco de imagens é onde você consegue acessar imagens gratuitas. Existe a questão de não poder pegar qualquer imagem na internet por direitos autorais, então esta é uma opção bem interessante (e segura). Estes bancos possuem um limite, então, se quiser alguma foto muito diferente do que está lá, terá que investir um pouco, mas claro, isso depende do seu negócio.

Estes são alguns exemplos de bancos que disponibilizam fotos free que podem te ajudar bastante:


MorgueFile
Fotolia
Pixabay
Freepik

Se seu uso de imagens não for recorrente, estes bancos são super indicados. Se está no início do seu negócio, também! Afinal, não há motivo para investir budget no início do projeto.

Dica: Em hipótese alguma procure fotos no Google e as utilize! Muitas delas possuem direitos autorais, e infringi-los é crime.

Além dos bancos de imagens, outra ferramenta que pode ser de grande valia para a produção de materiais são os softwares de edição. Caso não tenha alguém para editar as imagens ou você não saiba como utilizar softwares mais avançados, os seguintes sites podem te auxiliar nisso:

Snappa
PicMonkey
ReciteThis
Canva

A maioria destas ferramentas já possui layout específico para cada rede social, além de tamanhos e outras configurações. São fáceis de usar e até disponibilizam algumas imagens gratuitamente.


CTA em imagens

O que é um CTA? Literalmente, call to action, ou melhor, chamada para ação. É aquele botão com aquela pergunta que incomoda e te faz clicar, indo para determinado site ou campanha. É o “chame agora” ou “se gostou disso acesse esse link”.

Se quiser saber mais sobre, acesse nosso vídeo no youtube:

A importância do CTA se dá na hora da conversão, pois ele gera muita, principalmente quando é linkada a alguma página. Por isso, quando você precisa fazer bastante divulgações ele é de extrema relevância. Ele deve ser chamativo e instigar a pessoa a clicar, para então gerar o resultado esperado. Além de cores chamativas, o CTA deve possuir um verbo do tipo “assine”, “baixe”.

Atualmente, foi feito um estudo de CTAs e o ideal é sair desta zona de conforto seca que é o “assine aqui” e partir para algo mais interativo. Por exemplo, se é um ebook de treinamento de vendedores, e ao invés de “baixe aqui”, for colocado “quero ter os melhores vendedores”, o resultado será maior, afinal, quem não quer ter os melhores vendedores? A consequência disso será uma maior conversão.

Vamos mostrar agora alguns exemplos de CTA para que você entenda melhor e ajude a aumentar suas vendas.

CTA onboarding

ebook onboarding

Neste CTA podemos notar que a primeira coisa que será vista além do ebook é o botão. Às vezes a imagem por si só já é clicável, mas muitos não vão clicar por simplesmente não fazer sentido no momento. Porém, se o botão existir, aquilo vai instigar instintivamente, afinal, fomos ensinados que os botões foram feitos para clicar e por fim, acabamos clicando.

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

– Seja o mais intuitivo possível para que a pessoa veja, entenda e clique.  

– A imagem deve falar por si só, por isso não esqueça de nenhuma informação.

 

Canais que utilizamos imagens


Aqui na Eadbox utilizamos muito o Facebook, Instagram, Pinterest e Linkedin. Aposte nos melhores canais de acordo com seu negócio para aumentar as vendas. Lembre que cada rede social possui uma plataforma com configurações diferentes. O Twitter por exemplo, aceita melhor fotos na horizontal e o Facebook na vertical.

Se quiser entender um pouco mais sobre algumas plataformas acesse nosso vídeo no youtube:

 

Resumo


Vamos agora fazer um resumo de todos os itens importantes na hora de divulgar suas imagens. Listamos algumas perguntas que você deve fazer para si mesmo antes de postar algo.

– Qual é meu público alvo?
– Qual o meu objetivo com essa campanha?
– Que mídia vou usar? E com que chamada?
– Qual a melhor cor para meu anúncio?
– Preciso editar minha imagem? Ou utilizo um filtro?
– Vou adicionar botões?
– A pessoa na imagem passa a mensagem que eu quero?
– Vou ter um banco de imagens?

Perguntas rápidas que não tomarão muito do seu tempo e servem para filtrar escolhas importantes antes de jogar por aí suas imagens.

E não se esqueça: Testes! Você deve sempre testar antes de afirmar qual é a melhor escolha para seu negócio e aumentar as vendas. Teste várias imagens para então, saber qual delas dá mais resultado e mãos à obra.

CTA Trial

trial


Categorias