marketing de nicho

Entenda o que é e porque você deve dar atenção ao marketing de nicho!6 min read

Você sabe o que é o marketing de nicho? Então confira a importância desse tópico e garanta melhores resultados para a sua empresa.

Antes de efetivamente explicarmos o que é o marketing de nicho, é essencial entender que a forma de produzir e de consumir tem mudado constantemente. É nesse cenário que o marketing de nicho surgiu e tem ganho cada vez mais espaço. E você logo entenderá o motivo:

marketing de nicho

Afinal, o que é marketing de nicho?

Resumidamente, com todo o avanço tecnológico e a diminuição de barreiras físicas, públicos com interesses cada vez mais específicos começaram a surgir. Anteriormente, se uma pessoa  de uma cidade do interior quisesse consumir um produto que não possuía naquele território, ela precisava se deslocar até um local que oferecesse essa solução que ela desejava. Hoje isso não existe mais.

Dessa forma, é possível oferecer produtos e serviços cada vez mais específicos e segmentados, que serão consumidos por uma parcela menor do público – porém, extremamente fiel. Esse é o marketing de nicho: a oferta de serviços e produtos extremamente segmentados e pensado no mínimos detalhes a fim de agradar um público especial.

Para acertar em cheio nas ações de marketing de nicho, é essencial conhecer e compreender com exatidão o seu público. Somente dessa forma a sua marca será capaz de oferecer algo que está em falta no mercado e que efetivamente resolverá os desejos daquela parcela de clientes.

– Confira: Saiba como escolher um nicho para seu negócio com nosso passo a passo

Por que devo investir em marketing de nicho?

Se você tem dúvidas em investir nesse formato, confira quais são as principais vantagens em oferecer esses serviços:

1. Menor competitividade do mercado

O marketing de nicho trabalha com uma parcela extremamente específica de público. Com isso, há uma menor competitividade do mercado – e uma maior probabilidade de conquistar bons clientes.

Pense que você é dono de uma marca de comidas saudáveis. Porém, você deseja segmentar mais o seu público, a fim de oferecer produtos ainda mais adequados e que estão em falta no mercado. Assim, você pensa em oferecer alimentos específicos para pessoas com alguma restrição alimentar pré-definida – celíacos, diabéticos, intolerantes a lactose, veganos, entre outros. Ainda, mais do que isso, oferece alimentos até então não desenvolvidos, ou que ofereçam mais sabor do que os atuais no mercado.  

Com isso, você conquistará um público que sempre esteve em busca de ter refeições mais gostosas mas que, devido às restrições, não obteve essa oportunidade até então. Dessa forma, ao desenvolver bons produtos e/ou serviços, você não terá muita concorrência, afinal, estará oferecendo uma novidade.

2. Menores custos de divulgação

Para trabalhar com o marketing de nicho é essencial que a sua empresa esteja online, certo? Afinal, seu público é extremamente segmentado e é importante que sua marca também seja conhecida em outros lugares.

Porém, essa segmentação traz consigo um grande benefício: anúncios que exigem menor investimento financeiro. Isso porque quanto mais segmentado é um anúncio online, menor é o custo do clique. Ou seja, possuir um público extremamente específico é quase uma garantia de que o seu custo com divulgação via redes sociais e demais plataformas online sejam menores.

– Veja também: Micro Nicho: aposte nele para iniciar seu negócio online

3. Público fiel

O marketing de nicho permite que você tenha um público extremamente fiel. Isso porque é formado por pessoas que sentem-se efetivamente representadas pela sua marca. Com isso, são pessoas que passam a promover a sua empresa de maneira gratuita, com o objetivo de auxiliar outras pessoas que passam pelos mesmos problemas – que são resolvidos pela sua empresa também.

Além disso, como a sua marca é uma das poucas opções de mercado que oferecem esse serviço ou produto, é extremamente comum que o seu público volte a fazer compras com você. Agora, cabe a sua instituição aproveitar essas características positivas e desenvolver um relacionamento positivo com os clientes.

Como tornar o marketing de nicho realidade?

Para ter sucesso nesse mercado extremamente específico, mais do que conhecer o seu público, é preciso compreendê-lo profundamente. Pode ser ainda mais interessante se você for parte desse público, ou seja: também sentir falta daquele serviço/produto no mercado.

Dessa forma, é importante que você tenha paciência. Encontrar um nicho de mercado pode parecer algo complicado no início. Assim sendo, a nossa dica é: busque por problemas que você observa na sua rotina e nos seus hobbies. Pense que o público desse nicho possui grande conhecimento sobre o assunto. Não hesite em trocar ideias e descobrir mais sobre possíveis dores que também são enfrentadas por essa parcela de público.

A importância das parcerias certeiras

A internet permite, hoje, que todos os nichos tenham influenciadores sociais. Assim, uma excelente estratégia de marketing de nicho é identificar, entrar em contato e firmar parcerias com os influenciadores certos. Instagram, Facebook, YouTube e Twitter são plataformas de grande auxílio nesse momento, pois poderão lhe mostrar quais são os principais influencers de acordo com cada assunto, região, entre outros.

– Veja também: Plataforma de marketing de influência: guia para empresários e influenciadores

Ainda, acertar na parceria significa que você também precisa estar online. Assim sendo, é essencial ter bons perfis, páginas e blogs que garantam informações atualizadas e boa autoridade no mercado. Somente dessa forma os influencers, parceiros e patrocinadores poderão divulgar a sua marca, que também deve refletir em ações positivas para eles.

Está pronto para investir em ações de marketing de nicho?

O primeiro ponto para ter sucesso no marketing de nicho é compreender exatamente quem é o seu público. Após, oferecer soluções certeiras, visionárias e que estão em falta no mercado. Essa etapa pode exigir grande pesquisa e conhecimento, porém, é ela quem resultará em ações bem sucedidas no futuro.

Se você deseja adentrar neste mercado e conquistar um público fiel, leve em consideração aquilo que você sente falta e trabalhe de maneira incessante até encontrar boas soluções para resolver seus desejos. Assim, ao oferecer boas soluções e trabalhando com o marketing de nicho de maneira assertiva, seus resultados positivos serão garantidos.

E você, já conhecia sobre esse formato de marketing? Ainda, está pronto para oferecer novidades no mercado e conquistar essa parcela de público? Então deixe seu comentário!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias