Mobile Learning

Mobile learning: porque você precisa adotar esta tecnologia hoje!

O mobile learning é a nova sensação entre as grandes empresas. Isso porque nove entre dez brasileiros possuem aparelho celular. Até o ano de 2016, o país possuía 168 milhões de smartphones em uso. Você usufrui destas estatísticas em seu negócio ou ainda não aderiu ao mobile learning?

Qualquer tecnologia que seja popular deve ser analisada de perto e usada para alavancar a sua empresa. Para especializar os seus colaboradores os smartphones podem se encaixar perfeitamente como uma ótima ferramenta. Estudos mostram que, em 2014, o número de usuários de telefonia móvel ultrapassou os de computadores de mesa. Esta proporção só tende a crescer, pois os aparelhos celulares são multiuso e acompanham o usuário durante o dia todo.

Não importa o seu ramo de atuação, sem dúvidas há muitas maneiras de aproveitar em seu negócio o mobile learning. Treine os seus novos colaboradores, especialize funcionários, aumente o número de alunos do seu curso. Tudo isso através do mobile learning, ou “aprendizado móvel”, em uma tradução livre. Papel e caneta na mão? Então vamos lá.

Por que você deve usar o mobile learning

Se nós considerarmos que o uso de tecnologias móveis já é alto. Esta proporção ainda tende a crescer na medida em que os aparelhos se tornam melhores e mais acessíveis. Existem muitos motivos para pensar nos aparelhos celulares como principal local de troca de informações.

Primeiro, precisamos analisar os aparelhos em si: o smartphone é muito menor do que a tela de um desktop convencional e costuma ser usado por pessoas que estão em movimento. Isso fez com que o formato de vídeo aulas e cursos online disponíveis fossem diretamente afetados. Agora, o aprendizado foi compartimentado, com sessões menores e mais específicas. As plataformas ead ficaram mais fáceis de acessar, mais intuitivas. E ainda, a experiência através do ambiente virtual de aprendizagem foi melhorada.

Essas mudanças deram maior flexibilidade aos formatos. Elas atraem um público que não pode ficar horas seguidas em um mesmo curso, mas têm alguns minutos disponíveis todos os dias para aprender.

Sabendo que os alunos esquecem parte do que aprendem depois de uma aula, é preciso considerar que a retenção de um conteúdo também tende a diminuir na medida em que passa mais tempo entre a aprendizagem e a aplicação do conhecimento. Dessa forma, se você fornecer ao seu colaborador um curso de vendas, por exemplo, ele poderá acessar quando for preciso, aumentando ainda mais a chance de absorção e fazendo com que ele coloque o conteúdo em prática durante o trabalho.

Além disso, quando o aprendizado é realizado no momento de necessidade, os funcionários são mais propensos a ver o treinamento como algo útil, e não apenas como obrigação. Quanto mais rápida for a aplicação do conhecimento, maior será o engajamento.

CTA Diagnóstico

diagnóstico-projeto-ead-gratuito

Aumento no envolvimento e na interação

Além de estar disponível no momento em que o funcionário quiser, o mobile learning também pode incorporar outros recursos. Uma apostila, por exemplo, não pode contar com conteúdo multimídia. No mobile learning você pode acrescentar vídeos, áudios ou mesmo uma funcionalidade de geolocalização. Isso vai permitir ao colaborador uma experiência de aprendizado mais específica para a sua localidade. Se você possui escritórios em diferentes partes do Brasil, vai poder personalizar o conteúdo de acordo com a realidade de cada regional, deixando o aprendizado ainda mais focado.

Outro recurso muito útil são as notificações por push. Elas pode alertar os colaboradores quando alguma novidade estiver disponível ou quando ele ficar algum tempo sem acessar suas tarefas. Isso traz maior envolvimento e, sem dúvidas, atrai mais a atenção do que uma apostila.

Sem contar na forma como eles já interagem com seus dispositivos móveis. A utilização de diferentes movimentos e gestos trazem uma dimensão cenestésica à aprendizagem, o que torna o momento do estudo mais prazeroso, além de auxiliar na aprendizagem.

Transforme o aprendizado em game

Estudar costuma ser uma tarefa solitária, mas com uma plataforma Eadbox você pode mudar isso. Se as pessoas gostam tanto de interagir e saber como as outras estão se saindo, por que não transportar estas características tão importantes nas redes sociais para os estudos? O portal gamificado tem todas as ferramentas para você promover as pessoas e estimular a interação entre elas.

Você pode promover competências, pontuando os alunos a cada aula finalizada. Ainda é possível organizar um ranking, estimulando uma competição e aumentando o engajamento dos colaboradores. Enquanto eles aprendem, você ainda consegue descobrir os maiores talentos em cada área da sua empresa.

De maneira fácil e rápida, eles também vão poder acessar suas notas com apenas um clique. Eles vão poder verificar as avaliações realizadas e medir o seu desempenho. No fim, eles podem receber um certificado digital, o que irá valorizar ainda mais a experiência.

Facilidade de implementação e atualização

A plataforma Eadbox oferece ainda mais possibilidades para aumentar o seu poder sobre a informação e ter acesso a dados cruciais na implementação dos cursos. Com o calendário de atividades, é possível adicionar e controlar eventos e compromissos, marcando datas para o início dos cursos e estimulando os colaboradores a concluírem suas tarefas. Com o acompanhamento dos alunos, você consegue avaliar o progresso de cada estudante nas aulas, notando o grau de conclusão de um curso ou mesmo de dificuldade em cada área.

É possível ainda se comunicar através de chat em tempo real, criar áreas de atendimento especializadas e entrar em contato com os tutores dos cursos de maneira individualizada.

Todas essas ferramentas estão disponíveis na plataforma Eadbox e podem ser implementadas a qualquer momento no seu negócio. A plataforma da Eadbox foi desenvolvida com design responsivo, possibilitando a navegação por qualquer dispositivo, como computadores, smartphones e tablets. Ela ainda fornece outra ferramenta essencial ao aprendizado: suporte ao aluno. Você pode criar grupos de estudo e estimular a interação entre eles, por meio de fóruns e chats. Se ele ficar com alguma dúvida, poderá ser atendido ou realizar perguntas nos fóruns disponíveis. Desta forma, o aluno ficará mais envolvido e não deixará que sua incerteza o impeça de seguir em frente.

Veja também: como criar seu primeiro curso online em menos de 1 hora

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias