o-que-e-processo-coaching

O que é processo de coaching? Entenda esse processo

Somente quem está completamente longe de todas as redes e do mundo empresarial nunca ouviu falar sobre coach. Afinal, nos últimos tempos esses profissionais estão entrando cada vez mais em pauta. Então, vamos explicar neste artigo o que é processo de coaching e como ele funciona. 

Muitas pessoas estão se encontrando na profissão e outras estão simplesmente fascinadas com suas próprias conquistas através desses profissionais. Mas quem ainda não conhece ou não teve nenhuma experiência com o processo de coaching pode ter receio quanto a ele.

Para por fim a dúvidas como essa, basta continuar a leitura e entender de uma vez por todas o que é processo de coaching e como ele pode ser útil para sua vida pessoal e profissional.

Leia maisMelhore a produtividade aplicando o método GTD em seu dia a dia.

como-funciona-processo-de-coaching

Entendendo o que é processo de coaching

O que é um coach?

Traduzindo para o português, ‘coach’ significa treinador ou técnico. Enquanto existem os treinadores esportivos temos os que ajudam as pessoas a lidarem melhor com os aspectos da vida. Seja no âmbito profissional ou pessoal.

Por mais estranho que possa parecer, existem pessoas que afirmam que os profissionais de coaching são como gurus espirituais.

Na verdade, o processo de coaching envolve toda uma metodologia, que se faz valer de diversas técnicas diferentes, como:

  • Psicologia
  • Recursos Humanos
  • Sociologia
  • Administração

Com a união de todas essas técnicas, o coach define as metas necessárias para auxiliar o coachee a alcançar as mudanças desejadas.

Em um resumo simples e rápido, podemos comparar o coach a um administrador de vida, já que auxilia no processo de autoconhecimento, finanças, profissional e etc.

Tipos de Coaching

Esse profissional pode ajudar a melhorar tanto a vida pessoal quanto profissional. Mas assim como os médicos e advogados possuem suas especialidades, os coaching possuem as deles.

Dessa forma encontramos dois tipos de coaching. São eles:

O que é coaching pessoal

Nessa categoria o foco é o desenvolvimento pessoal. Trabalhando questões emocionais, auto realização, equilíbrio de valores, comportamentos, superação de obstáculos, desenvolvimento e aprimoramento de talento. Além, é claro, como atingir metas.

Sendo assim, os principais nichos de atuação do coaching pessoal são:

  • Relacionamento;
  • Saúde;
  • Finanças;
  • Emagrecimento;
  • Esportes;
  • Questões familiares.

O que é coaching profissional

O nome mesmo indica que nessa categoria o foco é o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades profissionais. Para isso, trabalha-se a produtividade, resultados organizacionais, maximização da capacidade de comunicação, negociação, técnicas de liderança, proatividade e etc.

Sendo assim, os principais nichos de atuação do coaching profissional são:

  • Liderança;
  • Produtividade;
  • Pensamento estratégico;
  • Equipes;
  • Performance;
  • Carreira;
  • Empresarial;
  • Organizacional.

Como funciona o processo de coaching?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o processo de coaching não é tão rápido ou fácil. Afinal, envolve diferentes técnicas e os profissionais dessa área analisam minuciosamente caso a caso a fim de oferecer a melhor opção possível.

Dentro do  processo de coaching existem algumas divisões que são fundamentais para o sucesso da assistência. Veja-as abaixo:

Papel do Coach

Assim como dito acima, o coach deve utilizar técnicas de diferentes áreas para ajudar da melhor forma possível o coachee. Normalmente, as técnicas que serão utilizadas são escolhidas por um consenso entre ambas as partes.

As técnicas escolhidas vão de acordo com os objetivos dos clientes. Sendo assim, a técnica para emagrecer não será a mesma para melhorar o relacionamento familiar ou subir na carreira. Independente das técnicas escolhidas e as metas estipuladas, é dever do profissional contribuir para que elas sejam alcançadas.

Depois que as metas são estabelecidas, coach e cliente se juntam para tentar identificar comportamentos, crenças limitantes e maus hábitos que podem estar impedindo o objetivo de se alcançado.

A partir disso, cria-se um plano de desenvolvimento que oferece suporte ao cliente. Sempre visando que ele aprimore suas qualidades e competências e consiga minimizar seus pontos negativos.

Também é obrigação desse profissional ofertar todo o apoio de que seu cliente precisa. Ajudando-o a não perder o foco, conferir o andamento dos processos e realizar mudanças no planejamento caso e quando for necessário.

Vale ressaltar que as mudanças realizadas são feitas a partir da visão do cliente e não do coach. O profissional deve apenas realizar o estímulo da identificação dos valores essenciais e a maneira correta de expressá-los.

Um bom exemplo dessa ação são perguntas de como a pessoa gostaria de estar daqui a alguns anos, seja na sua vida pessoal ou profissional. E o que pode estar impedindo. O indivíduo deve criar uma visão de futuro otimista, que a motive a percorrer esse sonho.

Leia tambémConheça os recursos e saiba como usar o evernote para melhorar sua rotina.

Papel do Coachee

Para que o processo de coaching seja um sucesso, cabe também ao coachee se empenhar. Sua principal obrigação é de seguir o planejamento realizado pelo Coaching e ser completamente sincero.

Deve, através das técnicas e ferramentas facilitadoras passadas, tentar entender de forma mais profunda sua própria personalidade, qualidades, pontos que devem ser melhorados e hábitos de auto sabotagem.

É evidente que cada pessoa reage ao processo de coaching de forma diferente. No entanto, para a consultoria ter efetividade, é fundamental que tanto coaching como coachee estejam comprometidos.

Faz parte dos deveres do cliente comparecer às sessões e se dedicar a realizar a metodologia apresentada. Seu processo de aprendizagem está mais em sua responsabilidade do que do Coaching.

Com isso, evidencia-se que o processo de coaching não é fácil e depende de ambas as partes para possuir efetividade. No entanto, se bem aplicado e aproveitado, pode trazer inúmeras melhorias para a vida dos envolvidos.

Leia maisAprenda a fazer sua organização pessoal e melhore a produtividade.

Afinal, o profissional é reconhecido pelo seu trabalho e aos poucos quebra-se a ideia de banalização do processo de coaching. Por sua vez, o cliente sai satisfeito e com suas metas alcançadas.

Você ainda está com alguma dúvida sobre o que é processo de coaching? Se estiver, basta deixar seus comentários logo abaixo e nós teremos o maior prazer em lhe ajudar em tudo que for necessário!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias