planejamento de comunicação

Passo a passo: Planejamento de Comunicação para Empreendedores da Educação5 min read

A etapa do planejamento é essencial para tirar qualquer negócio do papel. Assim, tratando-se do planejamento de comunicação, isso não poderia ser diferente. Dessa forma, se você deseja empreender na área de cursos online e demais materiais voltados para a educação, confira nossas dicas para acertar nessa jornada.

Nesse cenário, o primeiro ponto a ser destacado é a utilização das ferramentas tecnológicas como a sua principal aliada. Assim, as estratégias de marketing digital são fundamentais para você obter sucesso na hora de montar o seu planejamento de comunicação. Porém, o documento guia para o seu curso vai além disso. Confira.

– Veja também: Plano de marketing: Como criar para meus cursos online

planejamento de comunicação

Como criar um planejamento de comunicação para cursos online?

1. Defina os objetivos da empresa

Qualquer planejamento começa por aqui: a definição dos objetivos. Para criar o seu plano de comunicação esse também é o ponto de partida. Assim sendo, é essencial que você saiba responder às seguintes perguntas:

  • Qual o seu objetivo em empreender na área da educação?
  • O que o levou a investir nesse segmento?
  • Em quanto tempo espera alcançar esses objetivos?
  • Quais os recursos disponíveis para alcançar esses objetivos?

Esses são apenas alguns exemplos de questões a serem respondidas no início do seu planejamento de comunicação. Pense que você só alcançará os resultados desejados se souber exatamente o que deseja obter. Por isso é tão fundamental definir essas metas para, a partir de então, traçar um caminho para alcançá-las.

2. Conheça seu público

Outro ponto fundamental para criar o seu planejamento de comunicação é saber exatamente quem é o seu público. Afinal, somente assim você será capaz de desenvolver materiais específicos para essas personas.

  • O que o seu público busca em um curso online?
  • Em quais canais você irá se relacionar com o seu público?
  • Qual linguagem será utilizada para conquistar e atrair essa parcela?
  • O que você irá oferecer de diferencial — ou seja, que ainda não existe no mercado?

Nesse momento do planejamento, você deve se colocar no lugar do seu público e pensar o que gostaria de receber. Você deve planejar e pensar em ações impactantes e relevantes, que realmente sejam desenvolvidas para esse público.

3. Analise o mercado

É fundamental conhecer a sua área de atuação com profundidade. Por isso, pesquise e analise como está o mercado a sua volta:

  • O que os seus concorrentes estão produzindo?
  • O que você pode fazer melhor do que eles?
  • O que está em falta no mercado?
  • Existem profissionais com os quais você pode fazer parceria?

É importante que você saiba visualizar e identificar o que diferencia o seu material educacional. E é ainda mais importante que essa diferença possa ser entendida pelo público. Assim, eles saberão que ao adquirir o seu serviço/produto, contarão com algo de alta qualidade, que oferece melhores ensinamentos do que aquilo oferecido pelos seus concorrentes.

4. Marque sua presença online

Então, você sabe o que irá fazer e quem é o seu público. Também, já analisou a concorrência e sabe o que precisa fazer para se diferenciar dela. Agora é hora de se tornar conhecido pelo público. Para isso, você deve marcar a sua presença online e conquistar seu espaço. Como? Tendo um bom site, um blog e bons perfis em redes sociais.

  • Site: o seu site é a sua vitrine. É onde você deve deixar claro as suas informações básicas, identidade visual, meios de contato, como e-mail e telefone, depoimentos de clientes satisfeitos e cases de sucesso.
  • Blog: esse é o espaço para criar e publicar conteúdo relevante, que faça com que seja mostrado ao público todo o seu conhecimento, domínio e autoridade sobre assuntos relacionados aos seus materiais educativos.
  • Redes sociais: atualizar com frequência e compartilhar materiais de acordo com cada rede. Ainda, é importante verificar quais são as relevantes para a sua marca e desenvolver um bom planejamento de postagem, que engage e auxilie a interação com o público.

Confira: Utilize o marketing nas redes sociais para fazer a divulgação dos seus cursos online

5. Defina seu orçamento

Outro ponto importante para qualquer planejamento é saber quais são os recursos que serão necessários para empreender. Na área da educação esse fator também merece destaque. Porém, o lado positivo é que, se a sua estratégia for baseada praticamente em canais da web, os custos costumam ser mais acessíveis. Ainda assim, é importante definir um cronograma e planejar com cautela o uso dos seus recursos. E então:

  • Será necessário criar um site novo? Você fará isso sozinho ou terceirizará o serviço?
  • Você contratará uma equipe multidisciplinar para trabalhar contigo ou prefere buscar uma empresa que ofereça esses serviços?
  • Serão feitas postagens patrocinadas para divulgar os seus serviços/produtos?
  • Será desenvolvido algum material offline? (Banner, cartões, placas, entre outros).

É importante que você dedique bastante atenção nessa parte — e que esteja preparado para possíveis eventos inesperados que possam ocorrer.

6. Acompanhe seus resultados

Ainda, para saber se as ações estão acontecendo de acordo com o que foi pré-estabelecido no planejamento de comunicação, você deve estar sempre atento aos resultados de cada campanha. Dessa forma, confira todos os dados e estatísticas ligados ao seu produto/serviço educacional.

  • Como estão os cliques no seu site?
  • Como está a taxa de conversão?
  • Quantos clientes novos foram conquistados no último mês?
  • Como está o engajamento das ações nas redes sociais?
  • Como está a renda da sua empresa?
  • O feedback está sendo positivo?
  • O que precisa ser melhorado?

Oos resultados devem ser medidos com frequência e, ao observar algum indicativo negativo, busque rapidamente por soluções para resolver essa falha.

–  Complemente a leitura com: O planejamento educacional não se resume ao cumprimento de exigências, saiba como fazê-lo

Com essas 6 dicas, você está preparado para começar a colocar no papel o seu planejamento. E então, que tal elaborar um bom documento guia para produzir bons cursos e demais materiais educacionais?

Ainda, ficou com alguma dúvida? Ou tem mais alguma dica que possa enriquecer o nosso material? Deixe seu comentário!

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias