plataforma educacional online

Saiba porque investir em plataforma educacional online

Muito já se fala sobre aprendizagem via ensino à distância (EAD). A utilização da plataforma educacional online vem transformando o formato de ensino, fazendo com que ele seja cada vez mais acessível.

Além disso, cursos EAD tem a vantagem de não se limitarem a barreiras físicas/geográficas. Ou seja: existe a possibilidade de pessoas poderem estudar aquilo que sempre quiseram, mas antes não tinham como/onde fazer isso.

Os benefícios de investir em uma plataforma educacional online são observados tanto pelos alunos quanto pelas empresas e profissionais que trabalham na área.

Confira – Saiba como a aprendizagem online está acompanhando as tendências na educação

plataforma educacional online

As vantagens de investir em uma plataforma educacional online:

Para os alunos:

Ter uma plataforma EAD disponível significa que é possível se qualificar, turbinar o currículo, manter-se atualizado no mercado, aprender sobre o assunto que deseja, etc. São inúmeras as vantagens.

Tudo isso pode ser feito sem que seja preciso se preocupar com o deslocamento, impressão de materiais ou possíveis barreiras físicas. Também há a possibilidade de fazer e controlar o seu próprio horário e estudar aquilo que mais lhe agrada.

Outro ponto importante é que nesse formato de ensino cabe ao aluno criar a própria rotina e manter-se motivado. Isso faz com que aprenda a ser mais disciplinado e a aderir novos hábitos no seu dia-a-dia.

Para as empresas:

Assim como o profissional sente-se mais motivado ao manter seus conhecimentos atualizados, a empresa também sai na frente quando investe em seus colaboradores.

Uma instituição que investe na educação e qualificação dos seus colaboradores passa uma boa imagem para os clientes, pois mostra ser uma companhia preocupada com seus funcionários. A empresa também sai na frente da concorrência para conquistar e manter seus principais talentos – afinal, quem não quer trabalhar em uma instituição que investe nos funcionários?

Porém, para garantir que a plataforma educacional online tenha um bom resultado, é preciso contar com bons professores. Pois apesar de o ensino ser feito via online, um bom tutor é essencial para passar informações adequadas aos alunos

Veja mais – Benefícios do EAD: porque você precisa do ensino a distância

A importância do professor online nos cursos EAD

Em um ambiente de plataforma educacional online, o professor é o facilitador que auxilia os alunos através de uma tutoria. Assim como no formato de ensino tradicional, via EAD também é o professor quem:

  • Corrige as provas e tarefas;
  • Em alguns casos, produz o próprio material/conteúdo de ensino;
  • Estimula a interação entre a sala de aula – online, isso pode ser feito por meio de chats e/ou fóruns (dependendo da plataforma), por exemplo;
  • Tira as possíveis dúvidas dos alunos;
  • Pode sugerir materiais extras para complementação do estudo, etc.

Por fim, a função do professor via a plataforma educacional online é tão importante quanto no método tradicional de ensino. Porém, para se adaptar a esse novo formato de ensino, o profissional deve estar atualizado. Saber sobre as tendências da educação como um todo e manejar materiais mais modernos são pontos importantes.

Independentemente do formato de ensino, o objetivo é o mesmo: proporcionar um processo de aprendizagem eficiente e que traga boas experiências. E as plataformas EAD são de grande auxílio quando bem utilizadas nesse processo.

Boa plataforma EAD + bom tutor + conteúdo de qualidade = aprendizado eficiente

Quer oferecer um bom curso EAD? Essa é a fórmula de sucesso para alcançar esse objetivo:

Investir em uma boa plataforma educacional online:

É preciso contar com uma plataforma que ofereça as funcionalidades exigidas para o curso funcionar bem. Aqui, é preciso se preocupar com a parte técnica e também com a pedagógica.

O aluno terá um perfil dele? Poderá controlar quais e quantas aulas foram assistidas? Terá um lugar para fazer as anotações? Todas essas características devem ser levadas em consideração. Por fim, a plataforma escolhida deve oferecer um bom ambiente virtual online (AVA), que seja intuitivo e facilite a navegação.

Complemente a leitura com – AVA: o que é e quais são os benefícios?

Contar com um professor eficiente:

Como dito anteriormente, contar com um bom professor é essencial para o bom aprendizado. Cabe à instituição escolher bons profissionais – e também cabe aos professores estarem sempre atualizados com as ferramentas atuais do EAD.

Se destacam no mercado os profissionais e empresas que sabem interagir com a tecnologia.

Apresentar um bom conteúdo:

A internet permite que as instituições de ensino usem e abusem de diferentes formatos de conteúdo. Use isso. Invista em vídeos, jogos, aulas interativas, webinários, exercícios/provas, sugestões de leituras, etc. As possibilidades são infinitas.

Investindo nesses três pontos essenciais, cabe ao aluno se disciplinar e absorver o máximo de informações.

Por onde começar a investir?

Entendida a importância da plataforma educacional online, é preciso saber por onde começar o investimento. Assim como em qualquer área, o primeiro passo é:

1. Planejamento

Aqui, é preciso pensar em pontos estratégicos, concorrência, qual o público alvo e o material a ser disponibilizado. Além disso, o curso será de quantas horas? Qual a verba disponível? É preciso colocar tudo isso no papel antes de qualquer prática.

2. Preparar o material

Você sabe qual é o público, qual material vai usar e qual a sua verba. Também já analisou a concorrência e entende como poderá superá-la. Agora sim é hora de colocar a mão na massa e preparar efetivamente o material. Lembre-se de investir em formatos diferentes e contar com uma equipe qualificada nesse processo.

3. Escolher a melhor plataforma educacional online para o seu curso

Onde será disponibilizado o curso? Quais as funcionalidades você precisa? Tem que funcionar via mobile também, ou só em computadores? Essas são características que devem ser pensadas na hora de escolher a melhor ferramenta disponível.

4. A divulgação, a venda e o pós-vendas

Com o material completo, chegou a hora de comercializá-lo. Para isso, é preciso investir em uma divulgação estratégica, nos veículos certos. Também deve-se pensar nos formatos de pagamento e no relacionamento com os alunos no pós-vendas.

– Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens em investir nesse formato de ensino, confira: Qual o momento certo para investir em uma plataforma EAD?

Quem sabe essa seja a hora de iniciar a investir nesse formato de ensino!

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias