2018 foi um ano promissor para a Educação. Os cursos livres e o ensino a distância ganharam força nos últimos tempos movidos por mudanças que regulamentam o ensino e também devido ao acesso mais facilitado à tecnologia.

A reforma do Ensino Médio sancionada pelo MEC em novembro/2018 e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais foram algumas das transformações governamentais que afetam a maneira como o brasileiro “consome” educação digital.

Além disso, cresce o número de matrículas e certificações diariamente. Assim, o ensino a distância vem se consolidando de maneira positiva no mercado. 2019 não será diferente.

De um lado, a procura por cursos livres aumenta. De outro, as oportunidades para professores/tutores e empreendedores digitais surgem, frente o anseio por especializações, cursos de curto prazo e ensino online.

Os cursos online têm representatividade em buscas na internet e algumas áreas se destacam. Isso por serem mais acessíveis ao público, pelo custo benefício, sua flexibilidade e sua grande variedade de opções.

Neste artigo iremos abordar as tendências para a educação online e quais serão os cursos online mais promissores para 2019. Tudo com base no volume de pesquisa e nos dados de nossos clientes. Por isso, acompanhe e fique preparado para trilhar novos caminhos e traçar novas metas nesse novo ano.

Realidade aumentada

A realidade aumentada tem o poder mudar drasticamente a indústria do e-learning e transformar completamente a natureza dos treinamentos online. Também existem as simulações 3D e ferramentas de cenário que podem fazer o processo de design dos cursos online ainda mais fácil e menos custoso. Com o avanço da tecnologia moderna, o uso da realidade virtual nos treinamentos online pode estar mais perto do que você imagina.

Google Glass, Oculus Rift e o Apple Watch são apenas 3 dos “dispositivos vestíveis” espalhados pelo mundo. Num futuro próximo, a tendência em educação a distância é que os estudantes poderão explorar os ambientes de treinamento virtual a imergir em jogos de aprendizado focado.

Gamificação

O uso de técnicas de gamificação no aprendizado vem sendo cada vez mais utilizado em plataforma e-learning nos últimos anos. Tudo aponta para o fato de que estas tendências em EAD representarão uma parte contínua dos treinamentos online. As empresas estão começando a ver as vantagens em desenvolver uma estratégia de “magificação” no ensino. Isso acontece especialmente quando o seu público de alunos não é um grupo motivado ou engajado.

Geralmente estas técnicas envolvem o uso de conquistas, pontuação, ou placares que “provocam” os estudantes a oferecer o seu máximo na aprendizagem. Também é comum oferecer os conteúdos divididos em níveis de dificuldade que os seus alunos devem completar. Cada nível focado  num tópico ou assunto chave da disciplina. Mesmo que você não tenha experiências com game design, ainda é possível usar essa tendência em EAD com algumas táticas, através do uso de templates de cursos, temas ou bibliotecas de avaliações.

Clique aqui para assistir a uma demonstração da plataforma EADBOX e saiba como a gamificação pode intensificar o processo de aprendizado e treinamento.

Blended Learning (Ensino Híbrido)

O blended learning, também conhecido como b-learning ou ensino híbrido, é uma tendência de ensino a distância cada vez mais presente na formação de profissionais e estudantes. Esta inovadora modalidade de ensino concilia aulas online com aulas presenciais, mesclando ambientes e promovendo maior flexibilidade e eficiência no processo de aprendizagem.

É um programa de educação formal que integra o aprendizado presencial com a instrução digital baseada em tecnologia.

O grau de interação, o uso da tecnologia e o controle do aluno dependem de qual dos modelos de educação mista vai ser usada. Com o blended learning, os professores podem dar aos alunos o que eles precisam, quando eles precisam, tornando, dessa forma, o aprendizado ainda mais personalizado e eficaz.

Não à toa, a busca pelo blended learning cresceu consideravelmente nos últimos anos. No próximo ano não será diferente.

Microlearning

Você já ouviu falar na estratégia de ensino conhecida como Pílulas do Conhecimento — ou, em inglês, como Microlearning? Adaptando-se a realidade atual, esses métodos de aprendizado consistem em dividir as informações em partes pequenas, concisas e claras. Assim, poupam o tempo daquele que está em busca do aprendizado ao mesmo tempo que garantem que o conhecimento compartilhado será absorvido.

Essa é uma tendência que tem conquistado cada vez mais adeptos. Isso acontece porque as pessoas passaram a consumir e produzir informações de forma diferente. As aulas tradicionais — presenciais, físicas e com grandes horas de duração — ainda funcionam. Porém, esse não é mais o único método para compartilhar conhecimento.

Mobile Learning

É impossível imaginar nosso dia a dia sem um smartphone. Nos últimos, houve um crescimento notável no uso de dispositivos móveis para acessar a Internet. Nesse cenário, o mobile learning ou mlearning é uma forte tendência no mercado de ensino a distância, reduzindo tempo, flexibilizando o aprendizado e oferecendo atualizações mais rápidas de conteúdo.

Quais serão as categorias de cursos mais buscadas?

A principal categoria de cursos mais buscados é, sem dúvidas, a de idiomas, devido a uma série de fatores, como a exigência do mercado de trabalho e a globalização, mas isso também significa que é a categoria com mais cursos disponíveis, por isso, iremos focar em categorias com um grande volume de pesquisa, mas que ainda oferecem mais oportunidades para quem quer começar a empreender.

Fonte: Resultado de pesquisa GoogleTrends, SemRush e Ubersuggest

Curso de Saúde

Uma das categorias que vêm apresentando um grande crescimento é Curso de Saúde (também criar curso de saúde), tanto para quem deseja levar um estilo de vida mais saudável, quanto para profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos em determinadas especialidades – o que acaba sendo bastante vantajoso para a modalidade a distância, uma vez que muitos profissionais da área têm uma rotina bastante agitada e o EAD vem como uma solução para quem não pode se deslocar para uma sala de aula ou tem horários disponíveis.

Confira o case da VeteduKa, escola de cursos online na área de medicina veterinária.

Curso de Culinária

Seja para os profissionais da área que procuram certificações para trabalhar em determinados estabelecimentos ou pessoas com dietas especiais ou que simplesmente querem aprender a cozinhar ou criar curso de culinária para vender na internet, são infinitas as possibilidades de cursos online na área culinária, é muito importante oferecer conteúdos bastante completos e diferentes para competir com os conteúdos disponíveis gratuitamente.

Curso de Estilo de Vida e Bem-Estar

Complementando as outras categorias, a preocupação com a saúde e alimentação está aliada ao estilo de vida e hábitos que as pessoas estão seguindo, e há uma grande tendência por cursos que incentivam práticas saudáveis e estimulam mudanças na vida das pessoas, seja por meio da música, artesanato, ou até mesmo ioga e espiritualidade.

Existem outras categorias bastante relevantes e que merecem destaque, tais como: Curso de Estética, Curso de Administração e Curso de Audiovisual, que também possuem um mercado bastante competitivo de cursos online e que conquistam alunos diariamente.

Você sabia que aproveitar a época certa do ano também pode te ajudar a vender mais cursos? Confira aqui algumas das principais razões para iniciar seu projeto de EAD ainda em dezembro!

 


Categorias