administração do conhecimento

Entenda a importância da administração do conhecimento na era da informação

Não é novidade para ninguém que diversos erros se repetem dentro de uma organização. Mas o que pode ser novidade para você é que a administração de conhecimento pode dar um basta nisso.

Ficou curioso para saber mais? Continue conosco e entenda a importância da administração do conhecimento na sua empresa!

Pode ser do seu interesse – O papel da liderança nas organizações e sua influência

administração do conhecimento

O que é Administração do Conhecimento?

Gestão do Conhecimento é uma prática que está relacionada a diversas outras áreas dentro de uma organização. Sendo o conjunto de tecnologias e processos ela é responsável por gerir e atualizar todo o conhecimento adquirido pela empresa ao longo dos anos.

Como funciona a Administração de Conhecimento?

Para entender como funciona o processo de Administração de Conhecimento é necessário entender três etapas que sustentam este sistema, elas são:

Dados

Quando pensamos em dados dentro de uma organização nos referimos aos registro de suas transações, atividades e operações realizadas por ela.

Isso se resume as descrições exatas dos eventos que ocorrem na empresa. Estes dados são a matéria bruta dos próximos passos, ou seja, em sua essência não possuem valor, mas ao colocar algum esforço em cima disso chegamos a um novo patamar.

Informação

Depois que os dados já estão devidamente a disposição cria-se uma informação. Esta informação é uma mensagem, e por sua vez necessita da de um emissor e um receptor que a interpretem, para ser considerada como tal.

Esta interpretação visa a relevância da mensagem para a organização. Sendo consideradas relevantes todas que puderem gerar conhecimento.

Conhecimento

Conhecimento é o conjunto das informações que por sua vez é o conjunto dos dados. Ocorre que o conhecimento é a união de diversos outros fatores que são vistos, interpretados e sofrem alguma ação.

Com isso podemos concluir que administração de conhecimento de fato não é simples, pois percorre um grande caminho só para conseguir se extrair o conhecimento a partir das ações realizadas.

Logo depois devem ser categorizadas, traduzidas, armazenadas e disseminadas. Desta forma o conhecimento deixa de ser um suporte para se tornar um ativo poderoso.

Quais são os objetivos da Administração de Conhecimento?

A administração de conhecimento é uma ferramenta que visa melhorar a vida dos gestores e colaboradores da organização, sendo um dos seus grandes objetivos facilitar o acesso a informações cruciais para o desenvolvimento na empresa.

Ela também tem por princípio ampliar o poder de pensamentos críticos e estratégia competitiva, ambos fundamentais para uma empresa que visa sempre seu crescimento e aperfeiçoamento.

Como repassar os conhecimentos?

Um bom administrador de conhecimentos é aquele que além de passar pelas três etapas já citadas consegue exteriorizar esta sabedoria.

Acontece que nem todo conhecimento é adquirido da mesma maneira e é por isso que eles são divididos em:

Conhecimento Explícito

Este tipo de conhecimento é o mais fácil de se repassar comparado ao próximo. Ocorre que ele pode ser compartilhado através da linguagem empresarial comum, com: manuais de instruções, expressões matemáticas, relatórios e etc.

Conhecimento Tácito

Por sua vez o Tácito deriva muito de conteúdos não tangíveis, como: experiências, crenças, valores e habilidades do colaborador responsável. Sendo assim para este tipo de conhecimento é aconselhável matérias mais audiovisuais.

Em resumo, administração do conhecimento é fundamental dentro de uma organização, pois além de armazenar sua história a ajuda a se desenvolver e pensar no futuro.

Complemente com –  Treinamentos corporativos nas empresas: conheça os benefícios

Ainda está com alguma dúvida não esclarecida? Conte para gente abaixo e nós teremos o prazer de te ajudar!

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias