canais de conversão

Conheça os canais de conversão possíveis para divulgar seu negócio6 min read

Os canais de conversão, como o próprio nome sugere, são canais que uma empresa utiliza para com foco em converter o seu público. Podem ser utilizados para converter visitantes em leads ou leads em clientes, sempre de acordo com o objetivo da campanha

Porém, seja qual for a meta da empresa, o que se sabe é que é fundamental conhecer os principais canais de conversão existentes no marketing digital. Afinal, somente assim será possível explorá-los a favor dos melhores resultados para a sua empresa.

Assim sendo, se você deseja obter melhores resultados na divulgação do seu negócio, confira quais são os canais de conversão que merecem destaque e aprenda como utilizá-los.

canais de conversão

Os principais canais de conversão do marketing digital

Selecionamos aqui 5 canais de conversão do marketing digital que merecem sua atenção. Assim, será possível desenvolver ações estratégicas especialmente para cada um deles:

Redes sociais

Impossível falar dos canais de conversão e não citar as redes sociais. Segundo matéria divulgada pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em 2016, as redes sociais foram citadas por 72% dos entrevistados como um dos principais canais para a concretização de vendas online. Outra informação relevante apontada pela pesquisa é que as mídias sociais também vão além da conversão e concretização de vendas. Elas devem ser utilizadas como suporte e atendimento tanto no pré, como no pós-venda.

Para acertar em cheio na conversão de leads em clientes nas redes sociais é essencial investir em um bom planejamento e conteúdo nas postagens. Para isso, a marca deve conhecer profundamente as particularidades de cada rede e, com isso, desenvolver postagens adequadas para cada canal.

Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Youtube são algumas das redes que merecem destaque. Cada uma delas funciona de maneira distinta e o público ali presente está em busca de informações diferentes. Para aproveitar de todas as oportunidades oferecidas pelas redes, é importante fazer uma boa gestão dos perfis e produzir conteúdo exclusivo. Também, as redes sociais são um ótimo canal para conhecer melhor o seu público, estreitar o relacionamento e oferecer suporte e atendimento 24h.

– Veja também: Conheça 6 ferramentas para redes sociais e melhore sua gestão das mídias

E-mail

As ações de e-mail marketing também são essenciais para garantir a conversão e divulgação do seu negócio. Segundo estudo da MarketingSherpa, 72% dos consumidores  consideram o e-mail como o melhor meio de comunicação para receber notificações de marcas. Esse é um dado que não pode ser ignorado pela sua empresa. Mais do que isso, deve ser utilizado como base para a criação de boas ações de e-mail marketing.

Dentre as várias vantagens das ações feitas via e-mail, vale destacar que ele permite que a empresa entre em contato direto com aquele contato – seja lead ou cliente. Assim, é possível desenvolver ações personalizadas e automatizadas. Isso faz com que o remetente sinta-se valorizado pela instituição.

Aproveite o contato via e-mail para enviar materiais exclusivos, promoções de aniversário. brindes, entre outros. Porém, vale ressaltar que para as ações por esse canal funcionarem de maneira efetiva, é importante que a empresa invista em uma boa segmentação de contatos e leads. Assim, saberá exatamente o que mandar, para quem mandar e quando mandar. Isso potencializa as chances de conversão.

– Confira nossa seleção de ferramentas para acertar em cheio nas suas ações de e-mail marketing: 10 ferramentas de email marketing para você fazer sucesso

Links Patrocinados

Os anúncios via Google Adwords também podem ser importantes canais de conversão e divulgação para a sua empresa. Diretamente relacionados com os dados do Google Analytics, esses anúncios permitem que você promova uma campanha altamente segmentada. Isso trará um melhor resultado e reconhecimento da sua marca frente ao mercado.

É possível investir em mídia paga nas buscas do Google, nas redes sociais e em redes de display – ou seja, links patrocinados em espaços “comprados” dentro de outros sites. Essa pode ser uma ação pontual para uma campanha específica. Porém, para que funcione de maneira efetiva, é essencial saber como investir o capital neste anúncio.

Assim sendo, se optar por fazer ações com anúncios e links patrocinados, faça uma boa segmentação de público. Também, tenha muito bem desenhado qual é o objetivo dessa ação paga. Ainda, defina o tempo de duração e, após o término, faça uma boa mensuração de resultados. Somente assim será possível saber se o investimento foi bem aproveitado.

– Complemente a leitura: Como anunciar na internet com um orçamento pequeno?

Call to action (CTA)

Outra importante ação de conversão a ser explorada é o call to action (CTA). Ou seja, as chamadas para ação. Os CTAs nada mais são do que um link para outro texto ou um banner com texto e imagem.

Para que funcione de maneira efetiva, o CTA deve ser utilizado no site da marca direcionando o cliente a realizar uma ação específica. Pode ser para fazer o download de um e-book ou mandar o cliente para o e-commerce da marca, por exemplo.

Resumidamente, o CTA é uma importante ferramenta para promover ofertas, atrair leads, divulgar produtos e serviços específicos da sua marca. No fim, auxilia a gerar conversões e conquistar o público.

– Leia também: CTA, saiba como melhorar seus resultados com Calls to Action

WhatsApp

Já passou o tempo em que o WhatsApp era utilizado apenas como uma ferramenta de conversação. Hoje, o aplicativo deve ser aproveitado como um dos canais de conversão para aumentar os dados positivos de uma empresa. Extremamente pessoal e personalizado, o WhatsApp permite que a marca envie notícias e informações exclusivas para sua base de clientes.

Assim sendo, pode funcionar como um excelente canal de vendas e relacionamento com o seu público. Ainda, dentre suas funcionalidades, é possível criar grupos e listas de acordo com a necessidade da empresa.

– Aprenda a utilizar o WhatsApp como seu aliado: Como vender pelo WhatsApp: 7 passos para atender melhor seus clientes

Quais são os seus canais de conversão preferidos?

Selecionamos aqui 5 canais de conversão que podem ser essenciais para alavancar a sua empresa. Aproveite para explorá-los e utilizá-los em conjunto. Aproveite e compartilhe conosco: sua empresa já utiliza alguns desses canais de conversão? E então, quais são aqueles que trazem melhores resultados para a sua marca? Deixe seu comentário!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias