Comunicação Corporativa

Comunicação corporativa: como construir e manter um programa

A comunicação corporativa é responsável por dar uma direção para a sua empresa. Você sem dúvidas já ouviu por aí a frase: “quem não sabe para onde está indo, com certeza não chega a lugar nenhum”. Essa é uma verdade inegável. E, pensando nisso, por qual motivo tantas empresas deixam de lado a comunicação com os seus colaboradores?

Nós não estamos falando de conversas de corredor ou extensos e-mails. Sim de uma comunicação bem elaborada, que deixa os colaboradores informados sobre o que acontece na empresa. Isso faz com que eles se sintam parte do processo de desenvolvimento e crescimento do negócio.

Uma empresa bem sucedida é aquela que permite e usa ferramentas para que a comunicação entre equipe e gestores seja aberta e efetiva. Ou será que uma comunicação bem elaborada é que torna a empresa bem-sucedida? Temos certeza que toda empresa precisa de um bom plano de comunicação para atingir o sucesso. A premissa é bem simples: para que o seu negócio vá bem é preciso falar, mas também ouvir. É preciso que os seus colaboradores compreendam e sejam influenciados positivamente.

É possível medir o quanto a comunicação vai bem no seu dia-a-dia: o clima organizacional é agradável? Os profissionais se entendem? O líder realmente lidera? O gerente gerencia? O supervisor sabe o que ele realmente precisa supervisionar? Tudo isso parece básico e, por isso mesmo, precisa funcionar perfeitamente.

Porque utilizar a comunicação corporativa?

Ao elaborar um programa de comunicação corporativa eficiente você estará reforçando a instrução profissional. A comunicação corporativa potencializa o trabalho de recursos humanos e fortalece o vínculo do colaborador com a empresa. Além de permitir a descoberta e manutenção de novos talentos. Quando você separa um tempo da sua equipe para pensar em um programa de comunicação e se compromete com ele, você evita desvios de informação e torna o seu colaborador capacitado e consciente dos princípios, objetivos e de sua função na empresa.

Já adiantamos: não será uma tarefa fácil! Afinal, tudo que é novo e ainda não está integrado a rotina da companhia parece muito complexo e até perda de tempo. Mas você verá que, em pouco tempo, o programa fará parte do dia-a-dia de sua equipe e todos vão valorizar a transparência e a liberdade de expressão.

Veja também: .

Como construir um programa de comunicação corporativa

O primeiro passo para elaborar o seu programa de comunicação corporativa é realizar um diagnóstico institucional. Ou seja, é preciso fazer uma análise do estado atual da sua empresa, ouvir os colaboradores de todos os níveis e analisar os fluxos de comunicação. É importante poder contar com a área de recursos humanos nesta etapa, mapeando o clima organizacional como um todo.

É essencial fazer pesquisas e enquetes com os seus colaboradores. Isso vai te ajudar a descobrir se a percepção deles está realmente alinhada com os desejos e objetivos da empresa. Lembre-se: todas as áreas precisam estar envolvidas! Não aceite a visão apenas dos gestores.

Veja também: endomarketing: o que é?

Modelo de perguntas diagnóstico dos colaboradores

  1. A comunicação interna da empresa contribui para que exista um clima positivo entre os colaboradores?
  2. Você costuma receber todas as informações importantes sobre os assuntos em envolvam a empresa?
  3. Cite os principais canais de comunicação da empresa.
  4. Você tem acesso fácil a eles?
  5. Nestes canais, você sente que tem espaço para manifestar as suas opiniões?
  6. Você acha que fica mais informado por seus gestores ou colegas?
  7. Você acredita que todas as informações que chegam até você tem credibilidade?
  8. Seu superior imediato se comunica diretamente e transmite orientações estratégicas?
  9. Você acha que as informações que chegam de seus superiores fazem diferença para o seu trabalho no dia-a-dia?
  10. Você conhece a missão, visão e os valores da empresa?

Com as respostas destas questões você poderá ter uma visão realista de como os seus colaboradores enxergam o seu negócio e quais as falhas precisam ser corrigidas na comunicação.

Hora de mapear a sua empresa

Depois da pesquisa, é hora de mapear! Se você não ficou satisfeito com o fluxo de comunicação interna, tente fazer um mapa de como você gostaria que a sua mensagem fosse passada por cada equipe, até chegar a todos os colaboradores. Ao identificar os fluxos de comunicação será possível perceber onde existem falhas ou ruídos que podem fazer com que a mensagem chegue de forma errada ou pior, nem chegue.

Nesta etapa é fundamental alinhar o tom da comunicação: será que todos da sua empresa entendem a sua mensagem? Os canais usados para transmitir as informações são de fácil acesso? Para que você possa executar o seu programa de comunicação é imprescindível que isto esteja bem alinhado.

Veja também: a comunicação institucional e o ensino a distância

Como definir um programa de comunicação corporativa

É claro, cada empresa é uma empresa, e para cada uma haverá um programa de comunicação que se adeque melhor. Com as informações descobertas na sua pesquisa, será possível elaborar um plano de comunicação que possa abranger todos os pontos falhos e valorizar os fortes.

Se os seus colaboradores não se sentem integrados ou ainda não conseguiram criar vínculos com os colegas, talvez seja o caso de criar formas de entretenimento e lazer para estas equipes. Em um primeiro momento, poderá parecer bobagem e há quem ache que espaços dedicados à diversão são perda de tempo e, consequentemente, de dinheiro. Mas antes de pensarmos na equipe como um todo, precisamos nos lembrar de que os colaboradores são pessoas. Trabalhar em um ambiente agradável e que lhe dá espaço para descansar ou mesmo assistir televisão ou só bater um papo no meio do expediente poderá trazer muitos benefícios. Colaboradores satisfeitos estarão muito mais abertos a ouvirem as mensagens de seus líderes!

Aprimore os conhecimentos da sua equipe

Outro caso recorrente: colaboradores que não se sentem capacitados a executarem determinadas tarefas. Que tal proporcionar um curso de aprimoramento? Além de valorizar a sua mão-de-obra, você verá o seu funcionário se sentir mais seguro e motivado para desenvolver suas funções!

A partir do aprimoramento da comunicação verbal é que novas ideias poderão surgir! Uma equipe integrada poderá fazer muito mais por sua empresa do que você imagina.

Veja também: gestão do conhecimento na educação corporativa

Resultados

Comunicação efetiva é aquela que deixa o seu colaborador bem informado, seguro e com sentimento de pertencer a empresa. Tudo isso se reflete em um ótimo clima organizacional, pessoas felizes, trabalho bem feito e, consequentemente, lucro. Uma boa política de comunicação potencializa o fluxo de informações, o que evita mal-entendidos desnecessários que resultam em estresse e discussões improdutivas.

Com o conhecimento fluindo livremente dentro da sua organização, seus colaboradores vão se sentir motivados e valorizados, aumentando a produtividade.

CTA Ebook Colaboradores

Banner_Ebook-5-Maneiras-de-motivar-e-engajar-colaboradores_Eadbox


Categorias