ead na educação corporativa

O papel do ead na Educação corporativa

O ead na educação corporativa de hoje em dia, em seu contexto de de competitividade e especialização constantes, as empresas estão se vendo obrigadas a investir cada vez mais na qualificação de seus colaboradores não só para manter suas vantagens técnicas e competitivas, como também para se manterem no mercado. Com o desenvolvimento da transferência de conhecimentos por meio de plataformas digitais, através de ferramentas de ensino a distância, as empresas tem se voltado cada vez mais para esta solução, com fins diversos, mas muito pela comodidade e homogeneidade que tal processo proporciona.

São diversas as motivações e razões pelas quais corporações procuram modalidades de ensino a distância para suprir as carências educacionais de seus funcionários. Facilidade, economia, quebra de barreiras geográficas, flexibilidade de horários, padronização e personalização dos conteúdos, e principalmente a possibilidade de aliar o ritmo de produção comercial da instituição ao do treinamento dos colaboradores.

CTA Ebook produtividade

banner ebook produtividade

Ead na educação corporativa

Quando uma empresa define a necessidade de qualificar seus colaboradores em uma determinada função, a maior dificuldade encontrada é conciliar as funções dos colaboradores, seus horários, com o tempo que será destinado ao aprendizado. Em um modelo tradicional, seria necessário montar uma estrutura capaz de permitir tais instruções (aulas, palestras, cursos, entre outros) dentro da unidade operacional da empresa, ou mandar os colaboradores a algum espaço que tenha tais características.

Com a educação corporativa no ead, tais implicações podem ser reduzidas ou eliminadas. Mesmo ainda presentes, as facilidades em contornar problemas de horário, deslocamento e estrutura podem ser minimizadas com o ensino a distância através do ambiente virtual de aprendizagem.

Primeiro, é possível utilizar a plataforma ead para planejar o estudo dos funcionários, disponibilizar ferramentas para que eles possam ‘frequentar as aulas’ em suas casas ou em horários pré-determinados, além de eliminar quase completamente a necessidade de uma estrutura especial para tal ocorrência.

Economia a longo prazo

Por exigir menor trabalho logístico, o ead oferece um ganho econômico às corporações. Há diversas vertentes que propiciam economia à empresa. Seja pela não necessidade de uma estrutura fixa e permanente para o estudo, seja pela ausência de transporte do trabalhador, seja pelo fato de poder alinhar internamente horários e poder planejar a produção. Já que o colaborador terá reduzido o tempo necessário para dispender com a qualificação, tais vantagens trazem benefícios econômicos inegáveis às corporações.

 

Você pode gostar também do nosso ebook sobre turnover (basta clicar na imagem):

Como Reduzir o Turnover em Pequenas e Médias Empresas

Quebra de barreiras geográficas no ambiente corporativo

A principal barreira para a ampliação da capacitação de funcionários por empresas dá-se pela condição geográfica. Principalmente em grandes praças, onde as questões de distâncias e tráfego são mais latentes, corporações enfrentam grandes dificuldades em deslocar funcionários a locais de treinamentos específicos. Quanto mais sedes e funcionários a empresa tem, mais se gasta para fornecer o mesmo treinamento para estas empresas.

A plataforma ead para educação corporativa chega para aproximar as pessoas e possibilitar um melhor aproveitamento da disponibilidade de conteúdos por meios digitais. A forma de emprego das novas tecnologias possibilita a quebra de barreiras e distâncias geográficas, já que é possível sua utilização com os trabalhadores em qualquer lugar, desde que com acesso a internet, seja em suas casas, em um ambiente reservado na estrutura corporativa ou em qualquer outro lugar que seja possível a aplicação dos conteúdos sem prejuízo de seu entendimento e qualidade.

Flexibilização de horários

Não são todas as empresas que podem dispor de uma quantidade de funcionários em seus horários funcionais para realizar qualificação, independente da importância de tal treinamento para o modelo empregado na determinada companhia.

É possível imaginar uma empresa que precise treinar diversos funcionários, sem com isso comprometer seu processo produtivo. Em um primeiro cenário, caso todos fossem deslocados de suas funções para o treinamento em um grupo, inviabilizaria a continuidade da produção. Em um segundo cenário, caso fossem formados grupos separados, aumentaria o custo da empresa em manter a instrução de seus colaboradores.

Neste âmbito, a plataforma ead na educação corporativa possibilita a quebra de tais problemas. Com um conteúdo já publicado, pode-se planejar a ausência de um ou mais pessoas da rotina comercial da companhia sem que isso implique em perda de produtividade. As rotinas pré-estabelecidas poderão ser mantidas, em determinada escala, para que se ocupe com o treinamento o período de tempo que menos ‘atrapalhe’ o colaborador e sua função na instituição.

Padronização e personalização dos conteúdos

No cenário desenhado acima, vê-se também que a dissociação das pessoas em grupos pode criar uma disparidade na transmissão e absorção dos conteúdos a serem disseminados. As diferenças na instrução de dois grupos distintos por parte do professor tradicional, por menores que aparentem, existem, o que pode levar a um melhor entendimento de alguns em detrimento a outros.

Tal discrepância também é minimizada com as plataformas ead. Com a possibilidade de padronização das disciplinas, o tutor tem a capacidade de transmitir os mesmos materiais para todos os alunos, o que minimiza as diferenças.

Há também o advento da personalização de tais conteúdos. Com o conhecimento dos colaboradores por parte do tutor online, este consegue atingir com determinados assuntos um funcionário enquanto o outro recebe cargas diferentes de assuntos, conforme sua área de interesse, sem prejuízo no âmbito geral da capacitação.

Adaptabilidade da plataforma ead

A principal preocupação de um gestor que está para iniciar um processo de educação corporativa é o quanto tal prática afetará sua rotina produtiva. Planejamento para a conciliação das duas tarefas é essencial neste caso, já que a ideia é que o benefício gerado pela capacitação não gere ônus no dia a dia, e vice-versa.

Com uma plataforma ead é possível programar o que será transmitido aos colaboradores, de que forma tais transmissões são feitas e em que horários ou intervalos de tempo serão ministrados tais conteúdos. Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis da plataforma eadBox para conferir todas as suas vantagens.

CTA Trial

trial

Gestores, tutores e técnicos responsáveis por aplicar conteúdos de capacitação, tem nesta ferramenta um aliado, já que poderão mesclar a rotina de trabalho de suas companhias à capacitação dos trabalhadores colhendo apenas os frutos da maior ‘inteligência’ corporativa, minimizando o possível efeito negativo que a ausência de alguns colaboradores possam trazer a seus sistemas produtivos.

Além de atender à crescente necessidade por qualificação dos colaboradores, a fim de manter a atualização e as vantagens competitivas da companhia, tais ferramentas possibilitam um estudo mais refinado, que traga maior interesse ao funcionário por seu treinamento, além de proporcionar a formação de uma cultura corporativa mais coesa e bem definida.

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias