Plataforma para cursos online

Melhor plataforma para cursos online: saiba como escolher

A área de audiovisual tem crescido de forma exponencial nos últimos anos, isso pode ser observado no aumento de conteúdo em vídeo que está sendo consumido. Plataformas como Youtube e Netflix estão ganhando cada vez mais adeptos, fomentando ainda mais o mercado dentro dessa área, principalmente na esfera dos cursos a distância. Os criadores de conteúdo que estão apostando em criação de vídeos estão tendo mais sucesso. Portanto, se você quer seguir essa área precisa conhecer mais sobre a melhor plataforma para cursos online para seu negócio.

Com esse crescente consumo de vídeos, muita gente vem apostando neste tipo de conteúdo. Seja para cursos online, venda de produtos ou mesmo para entretenimento. Em alguns casos, os criadores de conteúdo partem para a monetização de seus conteúdos. E, para isso funcionar de forma adequada, é necessário uma plataforma que se adeque com as necessidades de cada criador. Muitos sentem dificuldade no momento de escolher a ideal para seu negócio. Portando, veja nossas dicas para que vocês escolha a plataforma para cursos online ideal.

Leia também: qual o momento certo para investir em uma plataforma EAD?

 

plataforma para cursos online

 

O que é uma plataforma para cursos online?

A plataforma para cursos online é o local em que seu conteúdo vai ser disponibilizado para seu público. Com o avanço da tecnologia é possível, dentro da plataforma, ter um acompanhamento mais próximo dos alunos. Portanto, as plataformas LMS (learning management system) conseguem fazer com que você tenha total possibilidade de gerir o aprendizado de forma continuada.

É dentro da plataforma que você faz o upload de seus vídeos, materiais auxiliares, fórum de discussões, além de avaliações e trabalhos.

Talvez seja do seu interesse: funcionalidades de educação a distância da plataforma Eadbox – Retrospectiva 2017.

Como escolher a melhor plataforma para cursos online para seu negócio?

Para saber qual a plataforma ideal para o seu negócio é necessário ter em mãos o planejamento do tipo de conteúdo que será criado. Assim, o processo de amadurecimento da ideia se torna mais fácil, já que você tem todos os pontos necessários para uma boa execução do projeto.

1- Entenda seu projeto

Como dito logo acima é necessário que o idealizador do projeto tenha plena consciência do projeto, pode parecer óbvio, mas muita gente acaba esquecendo. É a partir dele que será possível estruturar o formato do curso.

Como os vídeos serão o coração de seu negócio, é imprescindível que a plataforma englobe cada quesito, para que seu público tenha uma boa experiência e traga bons resultados para seu negócio.

Leia também: segredo de um planejamento eficiente para seu EAD.

2- Investimento financeiro para a plataforma

Que todo negócio necessita de um investimento financeiro, isso todo mundo já sabe. Atualmente existem diversas plataformas com custos diferentes uma das outras. O principal ponto que deve ser analisado com atenção é a questão de que a empresa precisa ter lucros maiores do que o investimento feito na plataforma.

Para ter esses dados é necessário saber quantos alunos seu curso terá e o valor a ser cobrado por módulo. Portanto, o ideal é buscar informações sobre a forma de cobrança das plataformas. por exemplo, existem algumas que disponibilizam a personalização de preços de acordo com o seu projeto, facilitando o planejamento.

Veja também: plano de negócios: dicas para elaborar o seu.

3- Entenda qual será o retorno financeiro

Este tópico está diretamente ligado ao investimento na plataforma. É importante ressaltar que é necessário que você tenha conhecimento do quanto você terá de retorno. Portanto, fazer os cálculos antes da contratação de uma plataforma é essencial. Dessa forma, você consegue ter mais segurança no lucro que terá.

Todas as plataformas que saírem do que você está planejando podem ser uma grande furada no final das contas. Afinal, ela pode ter funcionalidades excepcionais, mas se agregar nos lucros pode ser o principal fator para o seu negócio não dar certo.

Veja também: como ganhar dinheiro trabalhando em casa: leia estas dicas.

4- Pense no SEO

Dentro do seu planejamento deve constar o seu público-alvo, a partir disso é possível começar a analisar e segmentar o seu conteúdo. Por exemplo, o seu público em potencial que tem interesse no assunto que será abordado, com certeza buscará por determinadas palavras-chave no Google. Para que seu negócio apareça nas buscas do Google é necessário investir em SEO.

O SEO (search engine optimization) é um conjunto técnica utilizada para trabalhar algumas palavras-chave, fazendo com o que seu site se torne mais atrativo para os mecanismos do Google.

Saiba mais sobre SEO em: aprenda hoje a fazer SEO e venda mais seus cursos online.

5- Personalização da plataforma

É ideal que a plataforma tenha a possibilidade de personalização, dessa forma, o site fica com a cara de seu negócio, passando mais confiança para seus futuros alunos.

Quanto mais dentro da identidade visual seu site estiver, melhor será para o branding do seu negócio. Dessa forma, você consegue fortalecer sua identidade, fazendo com que seu público reconheça seu negócio a partir da identidade.

6- Pense no suporte

Como estamos falando de plataformas online, é necessário que seu site tenha um suporte, pois, invariavelmente, pode ocorrer algum erro com o sistema. Portanto, lembre de criar um canal de contato direto com os responsáveis pela plataforma. Assim, caso algum aluno ou tutor tenha algum problema técnico poderá recorrer ao suporte para solucioná-lo.

7 – Sistema de pagamentos

Uma das áreas da plataforma para cursos online que os criadores de conteúdo mais se preocupam. Algumas plataformas disponibilizam de sistemas de pagamento incorporados. Veja se as plataformas que estão sendo cotadas possuem esse sistema e se ele é confiável e estável. Caso não tenha é necessário investir em uma plataforma de sistema de pagamentos.

8- Funcionalidade em diversos dispositivos

Atualmente com os inúmeros recursos eletronicos disponíveis no mercado como os notebooks, smartphones, tablets e outros eletrônicos. As pessoas estão consumindo cursos online muitas vezes optam pelos smartphones e tablets, justamente pela praticidade que eles proporcionam. Portanto, é ideal saber se a plataforma cotada suporta todos os tipos de aparelhos.

 

Agora que você já sabe como escolher a plataforma para cursos online ideal para seu negócio. Comece a estruturá-lo.

 

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias