O que é segmentação de mercado

O que é segmentação de mercado: 3 métodos eficientes e suas vantagens

A maioria dos gestores são tão focados no próprio produto e na administração da empresa que acabam por vezes esquecendo de outros pontos cruciais, como por exemplo do entendimento sobre o que é segmentação de mercado e qual a sua importância para alcançar clientes.

Uma boa equipe de marketing nunca deixaria de mencionar a importância da segmentação de mercado, no entanto, outro ponto muito comum é não darem tanta importância ao que a equipe de marketing fala.

Se você quer aprender mais sobre o que é segmentação de mercado e o que ela pode fazer pela sua empresa, continue sua leitura e se torne um expert hoje mesmo!

O que é segmentação de mercado

O que é segmentação de mercado?

Pense em consumidores divididos nos seguintes exemplos de segmentação de mercado:

25% gosta de azul e 75% gosta de vermelho. Você possui uma empresa que vende tinta azul. Para quem você deve vender seu produto? Para quem gosta da sua cor, certo?!

Sendo assim a segmentação de mercado é a divisão de um mercado em grupos menores e específicos, que vão de acordo com seus interesses e hábitos.

Agora que você sabe o que é segmentação de mercado, veremos sua importância.

Qual a importância da segmentação de mercado?

A importância da segmentação de mercado está relacionada a capacidade de definir suas estratégias de atuação. Afinal de contas, de nada adianta gastar todos os seus esforços para atrair um público que jamais irá se tornar um cliente.

A partir das formas de segmentação de mercado possíveis, quando feitas corretamente, é possível ofertar produtos e serviços que realmente interessam ao seus consumidores e traçar as melhores estratégias de marketing e publicidade para a sua organização, construindo ações de marketing de relacionamento realmente consolidadas.

Como fazer uma segmentação de mercado?

Com já mencionado no tópico sobre o que é segmentação de mercado, o processo consiste em dividir e agrupar seus consumidores em diferentes grupos.

Para separá-los, você pode levar em consideração vários exemplos de segmentação de mercado. Como:

  • Características;
  • Necessidades;
  • Preferências;
  • Comportamentos;
  • Desejos;
  • Hábitos de consumo;
  • Hábitos de mídia.

Dessa forma, a empresa consegue trabalhar seus produtos de acordo com os critérios que mais importam para o seu público e fazer suas personas evoluírem por meio de todo o funil de vendas.

É importante ressaltar que uma empresa com mais de um produto pode e deve ter mais de uma forma de segmentação de mercado, pois cada produto atende a uma dor diferente, com isso também se identifica um público diferente.

Esses dados devem ser inseridos no planejamento, pois são extremamentes estratégicos e servirão de base para futuras tomadas de decisões.

Para saber como fazer uma segmentação de mercado também devem ser levados em conta critérios que afetam a decisão de compra do consumidor, como:

  • Comportamento;
  • Demografia;
  • Estilo de vida;
  • Geografia;
  • Personalidade;
  • Relacionamento com as empresas;
  • Índice Socioeconômico.

O comportamento do consumidor em si é um grande tema que está constantemente sendo estudado, uma vez que o público muda seus hábitos regularmente.

Então, obviamente, existem muitos outros fatores que são levados em consideração também. No entanto, esses são excelentes exemplos que devem sempre constar na hora de pensar em como fazer uma segmentação de mercado.

3 exemplos de métodos de segmentação

É óbvio que existem diversos métodos de segmentação de mercado e cada empresa pode fazer o que lhe convier.

No entanto, existem alguns métodos já consagrados de segmentação que muitas empresas não abrem mão de forma alguma, visto que sua eficácia para os objetivos da organização foram comprovados.

Confira os métodos mais reproduzidos:

Pesquisa de mercado

Se você busca ofertar para a sua empresa uma noção ampla de quem são os seus consumidores, como eles se comportam e principalmente como eles se relacionam com a marca, então a pesquisa de mercado é o seu método ideal de segmentação de mercado.

O seu principal objetivo é apontar quais pessoas gostam do que você oferece e como elas agem no processo de compra. A pesquisa mostra também qual o processo elas realizam para efetuar o uso de determinado produto ou serviço.

As suas principais entregas são:

  • O que fazer para divulgar os seus produtos ou serviços;
  • Identificar se o grupo pesquisa é adequado para se tornar seu público-alvo;
  • Orientar mudanças de posicionamento;
  • Orientar a comunicação.

Construção de um posicionamento

Não há razão para lutar pelo mesmo espaço que seus concorrentes se você pode ser o único a se posicionar de uma forma diferente e ser reconhecido por isso.

As pessoas são únicas e apesar de dividirem um ou outro aspecto em comum, elas possuem hábitos bem particulares. O seu posicionamento deve se basear nisso e tentar se diferenciar dos outros concorrentes de maneira única.

Por exemplo, grande parte das marcas de sucos se posicionam como saudáveis, mas você já viu alguma que fala sobre ser ideal para quem pratica esportes? Não! Isso seria um posicionamento único.

Enquanto todos falam que são saudáveis, temos uma vaga ainda não ocupada na mente do consumidor. Dessa forma você pode atender a um certo micro-nicho específico.

Leia mais em: Entenda o que é marketing de diferenciação e comece a aplicar em sua estratégia

Reconhecimento do público-alvo

Antes de realizar o contato com o seu público-alvo, ou suas personas, é necessário saber primeiro quem ele é. Afinal de contas, é completamente impossível conseguir vender sem saber corretamente com quem você está tentando criar uma ligação.

Se houver um reconhecimento de público-alvo inadequado todos os esforços feitos serão jogados fora.

Em resumo, separar os consumidores por grupos te ajuda a direcionar corretamente a mensagem que você deseja passar.

Vantagens da segmentação de mercado

Como você já deve ter notado ao longo deste artigo, a segmentação de mercado te auxilia a saber com quem você deve se comunicar. No entanto, ela ainda oferece mais alguns importantes benefícios, eles são:

  • Como será feito o relacionamento;
  • Qual linguagem será utilizada;
  • Quais canais serão explorados;
  • Torna a campanha mais eficiente;
  • Te destaca no segmento;
  • Otimiza seu tempo.

Depois de tudo isso, é praticamente impossível se manter indiferente a importância da segmentação de mercado. Invista nisso hoje mesmo!

Complemente com Produto: como saber o que o mercado deseja

E aí, essas explicações foram o suficiente para te fazer entender o que é segmentação de mercado e pensar a investir nessa prática? Algum dos exemplos de segmentação e posicionamento de mercado se encaixam com sua realidade?

Este conteúdo foi produzido pela Eadbox. Somos uma plataforma de ensino a distância completa e intuitiva, que pode ajudar o seu trabalho em prol da disseminação de políticas empresariais, bem como desenvolvimento e treinamento de funcionários. Fale com um consultor e saiba como começar.

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias