Vender na internet é bastante lucrativo, mas não tão simples quanto parece. O conteúdo de hoje apresenta os melhores produtos para vender online e como sair na frente da concorrência. Confira! 

Desde do mês de março, quando estabelecimentos começaram a fechar e muitos negócios tiveram que se adaptar ao cenário da pandemia, o e-commerce se mostrou um agente precioso e imprescindível para aqueles que ainda queriam permanecer no mercado e manter o negócio aberto. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Compre & Confie, apenas durante o mês de maio, o número de pedidos online cresceu 132,8%, em comparação com o mesmo período no ano passado. Falando em valores reais, o total de compras feitas pela internet chegou na casa dos R$23,8 milhões, totalizando um faturamento de cerca de R$9,4 bilhões. 

Como é possível notar, o mercado digital, que já estava popularizado, ganhou ainda mais relevância durante a crise. Para aqueles que pretendem abrir um negócio totalmente online, muitas dúvidas podem surgir: como se destacar, o que vender, onde vender, como conquistar os clientes. 

Foi pensando nessas questões que nós separamos algumas opções do que vender na internet em tempos de crise. Confira e faça o seu comércio bombar agora mesmo!

Moda e acessórios

O nicho de moda e acessórios sempre esteve presente nos principais canais digitais, principalmente com uma recente atualização do Instagram, que permite que os usuários vendam os seus produtos através dessa rede social. 

Predominantemente voltadas para o público feminino, as lojas virtuais também comportam diversos gêneros, idades e tamanhos. Você pode optar por vender apenas roupas esportivas, lingeries, roupas infantis, relógios e óculos, ou complementar uma ideia com a outra: roupas de banho, chapéus e óculos se encaixam muito bem. 

Serviços e cursos

Cada vez mais procurado por estudantes e profissionais das mais diversas áreas, os cursos com certificado geram muito valor para os usuários. Se você é especialista em algum assunto – amplo ou nichado – considere a opção de criar o seu próprio curso e vendê-lo online. Para isso, as plataformas de afiliados podem te ajudar bastante.

Entre as principais plataformas de cursos online, a Eadbox te ajuda a compartilhar seu conhecimento e torná-lo um negócio digital lucrativo. 

Com ótimo potencial de sucesso, as consultorias virtuais em diversas áreas também estão se expandindo cada vez mais. Sem deixar de oferecer um contato direto com o cliente, a consultoria virtual traz a vantagem de ser remota e mais ágil que a presencial, essencial para os tempos que estamos vivendo.

Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados funciona da seguinte maneira: 

  1. O produtor lança um produto na rede;
  2. O afiliado divulga o produto em seus canais;
  3. O cliente clica e realiza a compra;
  4. O link da venda é rastreado; 
  5. O produtor recebe o dinheiro da venda;
  6. O afiliado recebe a comissão pela venda.

Apesar de ser um processo que não exige muito esforço, é essencial ressaltar alguns pontos. Para se tornar um afiliado de sucesso, escolha produtos adequados para a audiência que você quer construir. Imagine que você tem um blog sobre comidas veganas. Quais os interesses da persona que visita seus conteúdos? 

Conheça bem os produtos antes de anunciá-los, para fazer uma publicidade que passe credibilidade. Antes de afiliar-se a um produto, tenha certeza sobre a qualidade do mesmo e como os consumidores costumam avaliá-lo. 

Móveis e decoração 

Em 2018, a WebShoppers registrou que o segmento de móveis e decoração foi responsável por 10,9% do volume total de pedidos no e-commerce. Atrás apenas do setor de Moda, móveis e decoração é a segunda principal área de atuação dos lojistas brasileiros, segundo a Pesquisa do Varejo Online do Sebrae

Algumas empresas, como MadeiraMadeira, Marabraz e Comercial Gomes, vendem móveis e artigos de decoração por atacado, sendo uma boa opção para economizar comprando em quantidade. 

Para aqueles que gostam de trabalhos manuais, fazer decorações artesanais também pode ser uma ótima possibilidade. 

Eletrônicos 

Setor conhecido por ser um dos ramos mais competitivos e com boas possibilidades de retorno.

Os aparelhos eletrônicos e produtos de informática como smartphones, tablets, acessórios para dispositivos móveis (capas, carregadores, tripé), notebooks, vídeo games, acessórios para informática (mouse, teclado, fone) e até jogos digitais, contam com um público-alvo muito forte, que está sempre buscando adquirir aparelhos mais modernos e atualizados. 

Perfumaria e cosméticos

Os itens de perfumaria e cosméticos são uma boa alternativa para quem deseja comprar um presente para alguém. 

Apostar nesse setor pode trazer bons resultados, principalmente se você encontrar um fornecedor de confiança que contribua para oferecer uma ampla variedade de produtos para o consumidor. 

Mas só ter os produtos já é suficiente para ganhar dinheiro?

Não importa qual seja o negócio, é preciso sempre satisfazer o cliente. Para alcançar o público e se destacar entre tantas empresas, é necessário estar atento a fatores do universo digital. 

Logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios, faturamento, fotos, descrição dos produtos, transparência, entre outros pontos, não podem faltar na hora de vender produtos pela internet. 

Certifique-se que está tudo pronto

O que e quem está por trás do e-commerce? Faça uma planilha com quais investimentos são necessários, quem serão os parceiros, fornecedores, clientes e até concorrentes. Elabore um plano de negócios e tenha uma estratégia de marketing traçada. 

Tenha um bom site

O cliente precisa ter facilidade ao entrar na sua loja virtual. Site lento, imagens muito pequenas, muitos anúncios, descrição mal feita dos produtos, tendem a afastar o visitante antes que ele realize a compra e também manchar a credibilidade da sua empresa.

A verdade é tudo

Não minta sobre as características ou funcionalidades do produto. Seja transparente quanto à cobrança de frete e o prazo de entrega. Se atentar a esses aspectos proporciona confiabilidade ao site e será um fator decisivo na hora da compra. 

Não esquece da logística

Certifique-se de ter no estoque o produto que você está anunciando no site. A mercadoria deve chegar bem embalada para o comprador e o tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site. 

Multicanais é importante

Não basta ter um site, é preciso estar presente nas redes sociais. Chat, número de WhatsApp e e-mail são ótimas plataformas para atendimento ao cliente e todos devem estar visíveis no site e nas redes. 

Clientes gostam de atendimentos ágeis, que otimizam o tempo e tiram todas as dúvidas, tanto antes quanto durante e depois da compra. 

Faça anúncios

Faça testes com pequenos investimentos e não deixe de medir os resultados. Verifique se houve aumento de clientes, de visitas e de vendas. Pela internet, é possível fazer anúncios em redes como o Facebooks Ads por links patrocinados no Google e demais mídias sociais. 

SEO faz parte do processo

Otimize seu site de forma a direcionar os mecanismos de busca para o seu conteúdo. Os buscadores são a principal fonte de procura de informação pelos usuários, portanto, ter um site bem posicionado é fundamental para ser visto. 

Segurança é essencial

O cliente precisa se sentir seguro ao navegar pelo seu site e ao finalizar a compra. Algumas empresas já oferecem serviço de proteção ao site, além de análise de vulnerabilidade e bloqueio de ataques. 

Mais uma vez: logística

É fundamental gerenciar a estrutura física do site e garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações expostas e o prazo combinado.  
Com participação do empreendedor digital Alex Vargas, criador do site Nucleo Expert e do canal Alex Vargas no YouTube, com mais de 800.000 mil inscritos.


Categorias