monetizar blog

Monetizar blog: saiba como com lançamento de cursos online

Monetizar blog é a dúvida mais frequente dos criadores de conteúdo, mas não quer dizer que seja um bicho de sete cabeças. Existem inúmeras ferramentas disponíveis para serem utilizadas e você passa a ganhar dinheiro a partir de acesso em seu blog. E se você ainda não investiu em um blog, talvez essa seja a hora.

Mas antes, vamos começar do começo. Para que seu blog tenha cada vez mais acessos é necessário pensar nessas etapas:

  • O segmento que você irá seguir;
  • Saber e entender qual seu público-alvo;
  • Conhecer bem seus concorrentes;

Buscar aprofundar-se cada vez mais para que o conteúdo que você oferece para seus clientes seja mais atraente.
Bom, neste ponto estamos falando sobre o blog, mas estas etapas podem ser utilizadas para a criação de seus cursos online. Para monetizar blog existem alguns passos, então, pegue um caderno e uma caneta e vamos as dicas:

monetizar blog

Dicas para monetizar blog

Utilize o SEO para monetizar blog

SEO, Search Engine Optimization, é uma ferramenta utilizada para otimização de palavras-chave. Além de deixar seu conteúdo mais focado e direcionado ao que você quer passar aos seus leitores, é possível ter um melhor rankeamento dentro do Google.

Já reparou que ao fazer uma busca no Google os primeiros resultados sempre são os que mais se adequam com o que você quer? Este é um dos resultados de um SEO bem feito.

Se você quer saber como isso te ajuda, é bem simples: quando uma pessoa pesquisa algo no Google é pouco provável que ela vá até a segunda página. Desta forma, quanto mais bem ranqueado seu blog estiver, mais posicionamento ele vai ter e consequentemente mais acessos. Quer saber mais como o SEO funciona? Fizemos um artigo completo sobre isso, clique aqui e acesse.

Utilize e-mail marketing

Há quem diga que o e-mail está para morrer, mas será que isso é verdade? Quantas pessoas você conhece que não possuem e-mail? A resposta é: quase ninguém.

Nós utilizamos o e-mail para quase tudo, mesmo que seja para criar conta em alguma rede social. Então, por que não aproveitar desta ferramenta que tem um alcance tão grande?

Comece aumentando sua base de e-mails, seja através de formulários ou mesmo pessoas que estejam interessadas no conteúdo que você está oferecendo. Assim, é possível segmentar seu público e mandar para eles somente aquilo que é interessante. Desta maneira, o acesso é certeiro.

Mas, cuidado, nem pense em comprar uma lista de e-mails, isso pode fazer com que o seu e-mail entre na lista de spam e isso certamente não é o que você quer. E-mail no spam é igual a e-mail não lido ou deletado automaticamente.

Lembre-se: pense no seu público como sendo pessoas iguais a você. Assim como você não gostaria de receber spam ou conteúdo que não é de seu interesse, eles também não.

Vender seu próprio produto

Também há a possibilidade de começar oferecer seu próprio produto. Este, de longe, é a forma que tem mais retorno financeiro para seu blog. A elaboração e estruturação de venda interna pode ser complicada de início, mas o resultado é certeiro.

Nesse momento de elaboração você pode decidir entre produtos físicos ou digitais. Com isso decidido fica mais fácil a preparação do produto. Comece focando em uma identidade visual que passe a mensagem que você pretende passar. Para poder construir um relacionamento mais estreito com seu público.

Com o produto e a identidade visual prontos é necessário focar na entrega a ser feita para seu cliente. Se o produto for físico pensa na logística de compra e entrega, além da quantidade de estoque. Se for digital pense na melhor forma de entregar em modo online. Com sua estratégia bem estabelecida, veja se é necessário a criação de produtos premium para alcançar clientes com uma visão mais exigente. Separando e diferenciando a forma de entrega e agregando valor em seu produto.

Utilize o inbound marketing

Sabe aqueles quatro passos e mencionamos no começo do texto? Aqui vai ficar bem evidente qual a necessidade deles.

A partir do momento em que você já decidiu qual segmento irá seguir, conhece bem seu público e seus concorrentes é possível criar conteúdo relevante para quem você quer atingir. Quanto mais assertivo você for, mais seus clientes vão atrás do seu negócio (e não ao contrário como vemos em empresas mais tradicionais).

Monte suas estratégias de marketing em conjunto com seu planejamento, estudando sempre o cenário em que seu negócio está inserido. Monte personas com dores reais de seus clientes e elabore conteúdo de acordo com eles. Desta forma, seus clientes se mantêm informados e mais próximos de sua marca. Lembre-se: quanto mais detalhado for seu planejamento melhor.

Veja também: Aprenda a elaborar um planejamento de marketing e vendas online

Usar o inbound marketing como forma de monetizar blog é uma das formas mais inteligentes e com o gasto reduzido que possuímos hoje. Por que gasto reduzido? Porque você vai investir basicamente em: tempo. Tempo para estudar e planejar seus próximos passos tendo em mente sempre seus clientes.

Redes sociais

O mito de que as redes sociais servem somente para compartilhar vídeos de gatinhos já caiu por terra. É possível através dela melhorar seu relacionamento com seus clientes, compartilhando seu conteúdo e coletando feedbacks que podem (e devem) ser levados em consideração.

Além disso, que apesar de óbvio é sempre bom lembrar, é possível criar anúncios direcionados para seus clientes. Investir em anúncios saí muito mais barato que anunciar em mídias offline (televisão, rádio e outdoor, por exemplo). Esta, é uma boa forma de divulgar seu conteúdo, gerando mais acessos em seu blog.

Google AdSense

Agora o queridinho dos criadores de conteúdo. Colocamos o AdSense somente agora, pois acreditamos que os primeiros passos são essenciais para que você possa criar um conteúdo que seja aderente ao seu público para assim monetizá-lo.

Com o AdSense é possível monetizar blog através de propaganda em seu blog. É possível personaliza-lo de acordo com seus interesses. E para usá-lo é muito simples, basta ter uma conta no Google com seu endereço e telefone. Além, é claro, de um blog com conteúdos originais. A plataforma disponibiliza de alternativas de customizar suas publicidades, fazendo com que você escolha a que mais se assemelha com seu negócio.

Depois de escolhido o quê e como será veiculado sua publicidade, a cada clique qualificado você irá receber. Ou seja, a pessoa precisa clicar e consumir por um tempo a sua publicidade. Se, por exemplo, clicar em uma campanha e já fechar você não receberá por esse clique. Então, comece a pensar em um bom planejamento.

Agora que você já sabe como monetizar blog, saiba como fazer seu planejamento de conteúdo

Para começar, é preciso ter acesso no seu blog e para isso é necessário ter conteúdo, ou seja, um é dependente do outro.

Digamos que seu blog é sobre aprender inglês em casa. Planeje seus posts de acordo com a necessidade de seu público, intercalando sempre o nível de conhecimento. Por exemplo:

Post 1 – aprenda a usar o verbo to be

Post 2 – Palavras com sonoridade parecidas, mas com significados diferentes

Post 3 – Verbos de ação e como utilizá-los

Esse mesmo conteúdo pode ser utilizado como forma de nutrição através de e-mail marketing, desta forma, além de atingir um público bem maior você gera mais acessos em seu blog.

Dica: faça uma planilha do tipo de conteúdo a ser mandado por semana ou quinzena. Assim, você se mantém organizado.

 

E por que não converter seu conteúdo para curso online? Nele é possível utilizar de artifícios audiovisuais que ajudam no entendimento do assunto. Você pode separá-lo em módulos, minicursos, webinars e várias outras modalidades.

Seguindo essas dicas você estará pronto para monetizar blog e fazer um lançamento de sucesso!

CTA Trial

trial


Categorias