Você já parou para pensar como hoje você não faz quase nada sem internet? 64% da população do Brasil tem acesso a internet, são 116 milhões de pessoas. A tecnologia tomou conta do dia a dia de toda sociedade e na educação a realidade não é diferente. Se você está curioso, continue lendo este artigo e aprenda tudo sobre EAD no Brasil.

O ensino superior a distância já alcança mais de 1 milhão de alunos enquanto os cursos livres já tem números próximos aos 3 milhões. Esses e outros dados foram levantados pelo CENSO EAD BR.

Os números surpreendentes não param por aí. Comparado a 2005 o número de alunos matriculados em EAD cresceu 1000%. Não erramos o número dos zeros, realmente o crescimento foi de mil por cento!

Porque esse crescimento tão impactante? Como surgiu o EAD no Brasil? Quais as vantagens dessa modalidade de educação? Essas e muitas outras perguntas serão respondidas neste artigo com tudo sobre EAD no Brasil.

Tudo sobre EAD: o que é e como ele surgiu?

O ensino a distância, EAD, é uma modalidade do ensino, uma alternativa para quem busca maior facilidade para estudar, seja com cursos de atualização profissional ou de formação, como no caso das faculdades à distância.

Com o avanço e popularização da tecnologia, essa modalidade de ensino começou a tomar mais espaço no dia a dia dos profissionais das mais diversas áreas e atualmente é uma das modalidades mais buscadas por quem deseja se qualificar.

Segundo alguns pesquisadores, a evolução do EAD pode ser resumida em 3 etapas (ou fases) principais.

Primeira fase

Se você quer entender tudo sobre EAD é preciso voltar no tempo. A história do ensino à distância tem como primeira data o ano de 1728, quando um anúncio de um professor, veiculado pela Gazeta de Boston, oferecia  uma espécie de tutoria a distância, na qual o professor enviaria documentos e estudos para quem tivesse interesse.

Mesmo em um tempo mais próximo, o ensino a distância se manteve por correspondência. As instituições ou professores enviavam a seus alunos inscritos os materiais impressos para estudo.

Segunda fase

A segunda fase apresenta a evolução de plataformas como a televisão e o rádio. Quem não se lembra do Telecurso 2000?

Pois então, nesta fase os materiais de estudo ainda eram enviados por correspondência, mas o ensino contava com o apoio dos meios mais tecnológicos.

Terceira fase

A terceira fase é a que nos encontramos atualmente. O avanço tecnológico, o advento e a popularização da internet possibilitaram que o ensino a distância se tornasse um sistema moderno e antenado.

Atendendo às reais necessidades dos mais diversos perfis de alunos, que buscavam formas de estudar que fossem, principalmente, mais baratas e com horários mais flexíveis.

5 tipos e modalidades de cursos EAD

Diversas modalidades de cursos EAD são disponibilizadas por empresas e profissionais que utilizam a tecnologia para compartilhar seu conhecimento. Para entender tudo sobre EAD é preciso que você conheça os 5 tipos de treinamentos a distância.

Cursos livres

Os cursos livres não precisam ser regulamentados e aprovados pelo MEC. O Ministério da Educação e Cultura reconhece, por meio do Decreto Presidencial N° 5.154, os cursos livres como forma de atualização profissional e não entende que eles sejam cursos de formação profissional.

Por esses e outros motivos o MEC libera a livre divulgação e circulação dessa modalidade, desde que os cursos apenas ofereçam certificados a seus alunos e não diplomas.

Quem pode ministrar cursos livres? Qualquer profissional que domine o assunto abordado, sem a necessidade de uma formação ou nível de escolaridade específico.

Os cursos livres não conferem grau a seus alunos, sendo entendidos como cursos cujo objetivo é desenvolver habilidades específicas em quem participa das aulas.

O MEC entende então que os cursos livres são uma modalidade de educação não-formal.

Ao contrários do que você pode estar imaginando, os cursos livres são cursos legais perante a lei.

Como já apresentamos anteriormente, quase 3 milhões de alunos estão inscritos em cursos livres e essa é uma das formas  mais populares dos cursos EAD.

É especialmente para profissionais que desejam desenvolver uma habilidade específica ou aprender a como realizar determinada atividade.

Se você é fotógrafo e deseja desenvolver a habilidade de fotografar comida, pode, por exemplo, realizar o “Curso online food foto: fotografia de gastronomia”. Esse curso irá de oferecer um certificado e além de aprender as técnicas de forma rápida e focada, você também poderá ampliar seu currículo.

Sim, os cursos livres são valorizados por empresas de todos os setores, pois confirmam que o colaborador tem a devida habilidade para uma determinada função.

Se você quer saber mais sobre essa modalidade, sugerimos que leia o artigo exclusivo: “O que são cursos livres e como criar um: 8 dicas práticas”

Cursos preparatórios

Os cursos preparatórios EAD são mais uma modalidade amplamente buscada por alunos dos mais variados perfis.

Você pode oferecer cursos para alunos do ensino médio que estejam se preparando para o ENEM ou profissionais que buscam ingressar no serviço público por meio de concurso.

Os cursos preparatórios são grandes oportunidades de negócio em tempo de crise, pois atende a demanda de profissionais que querem fugir do desemprego ou buscar algo mais seguro.

Conheça as tendências para cursos preparatórios EAD e siga algumas dicas do que oferecer nessa modalidade como diferencial para seus alunos:

  • Simulados, testes e avaliações
  • Revisão de conceitos
  • Canal para que os estudantes possam tirar suas dúvidas
  • Bons instrutores
  • Material teórico de apoio
  • Dicas sobre otimização de tempo nos estudos e mais

Cursos técnicos

Os cursos técnicos já são formações extremamente práticas, voltadas para profissionais que anseiam por iniciar em breve uma carreira profissional.

Os cursos técnicos EAD ampliam essa possibilidade, pois o horário de aula flexível, permite que o aluno estude e trabalhe.

Muitos profissionais já inseridos no mercado de trabalho também utilizam os cursos técnicos à distância para melhorarem de cargo e salário dentro de uma empresa.

Entre os cursos que podem ser ofertados:

  • Curso técnico de Informática
  • Curso técnico em Logística
  • Curso técnico em Meio Ambiente
  • Curso técnico em Segurança do Trabalho e muitos outros

Os cursos técnicos diferentes dos cursos livres ou preparatórios, conferem grau de formação aos alunos e por isso devem cumprir uma série de exigências do MEC.

Cursos corporativos

A necessidade de manter seus colaboradores atualizados é uma realidade em quase todas as empresas do Brasil e do mundo.

Por esse motivo as instituições privadas vem buscando desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários que tragam resultados efetivos para a organização.

Os cursos estão relacionados à liderança, aprendizagem técnica de alguma nova ferramenta ou máquina, relacionamento e qualidade de vida no trabalho.

A aprendizagem organizacional é uma realidade e a necessidade de contratação de uma equipe especializada também. Por isso se você deseja investir no desenvolvimento de cursos para empresas é importante que leia o artigo, “O papel do EAD na Educação corporativa”.

Cursos de graduação e pós-graduação

Segundo o censo de 2016, os cursos de graduação a distância já são a escolha de 18% das matrículas do ensino superior.

O processo de abrir uma faculdade online é complexo e muitas vezes demorado, pois a regulamentação exigida é tão complexa quanto a necessária para a abertura de faculdades presenciais.

Diferente dos cursos livres, os cursos online de graduação e pós-graduação devem estar de acordo com as exigências e diretrizes do MEC para funcionarem.

Se interessou em abrir uma instituição de ensino superior à distância? Então recomendamos que leia o artigo, “Como abrir uma faculdade EAD: 6 pontos cruciais do processo”.

As vantagens da educação à distância

Para entender tudo sobre EAD no Brasil é importante compreender as variadas vantagens que a modalidade oferece, para alunos e empreendedores que desejam iniciar um negócio por meio do oferecimento de cursos ou mesmo com a criação de uma instituição de ensino superior EAD.

Também é possível migrar seu curso presencial para a estrutura EAD ou mesmo manter ambos, oferecendo as duas possibilidades a seus alunos. Quer saber mais sobre como fazer isso? Sugerimos que leia o artigo, “4 Dicas para converter seus cursos presenciais para o formato EAD”.

Vantagens para alunos

A educação a distância proporciona diversas vantagens aos alunos que optam por ela, entre as principais, destacam-se 4.

Economia de tempo

Com o trânsito caótico das cidades de médio e grande porte o deslocamento se tornou algo complexo. Em situações em que o aluno além de estudar também trabalha e tem uma família para administrar, o tempo de deslocamento pode impedir a qualificação do profissional.

Flexibilidade de horário

Quem nunca teve que deixar de ir a aula porque ficou preso no trabalho, teve que cuidar  do filho, ou se deparou com um imprevisto?

Poder fazer as aulas em horários alternativos, de acordo com a disponibilidade do aluno, é uma das maiores, senão a maior, vantagem de fazer um curso à distância. Esse fator é um dos mais importantes para quem deseja entender tudo sobre EAD.

A flexibilidade de horário permite que o aluno concilie os estudos com outras atividades que não podem deixar de ser realizadas.

Grande parte dos alunos da educação à distância não estariam se qualificando se não tivessem essa liberdade e flexibilidade.

Menor custo

De maneira geral os cursos EAD necessitam de menor investimento por parte dos alunos.

Mesmo nos cursos de graduação que precisam atender uma série de requisitos e mesmo com a necessidade de implantação de um sistema tecnológico seguro, os cursos à distância ainda se mantém com preços mais acessíveis.

Entre as razões para isso, a capacidade de atender a mais alunos de uma só vez, em todas as regiões do país, bem como necessidade de uma infraestrutura menor, são o principais fatores que baixam o custo para a instituição e consequentemente para o aluno.

4 vantagens para o investimento de empreendedores

Além dos benefícios para os alunos, a educação à distância se tornou uma grande possibilidade de investimento para empresários ou profissionais que buscam uma nova carreira ou querem mais uma fonte de renda.

Ao entender tudo sobre EAD você descobrirá diversas vantagens em investir na educação à distância como negócio. Neste artigo, entretanto, separamos 4 principais benefícios de criar um curso online.

Rentabilidade do negócio

Pesquisa feita pelo CEO da Learndash, indicou que cada dólar investido em treinamento gera 30 dólares de receita.

Crescimento do mercado acima da educação presencial

Os dados levantados pela Sagah apontam que em 2023 o EAD corresponderá a 51% do mercado de educação superior no Brasil. Ou seja, o ensino a distância será maior que o presencial

Menor esforço com melhor retorno

Com os cursos à distância você grava as aulas uma única vez e pode atender a diversos alunos, durante muito tempo. A única atenção aqui é manter os cursos atualizados.

Além de quebrar a barreira geográfica, você quebra as barreiras de tempo. Seu conhecimento se torna menos perecível se comparado ao presencial.

Leia mais: Conheça as vantagens do EAD na hora de expandir seu negócio

Menor custo de implementação

Sem a necessidade de arcar com custos de aluguel, despesas como conta de energia, salário de funcionários e manutenção do espaço, o custo para criar um curso EAD é muito menor do que para a criação de um curso presencial.

Este investimento se torna ainda menor com o surgimento das plataformas EAD prontas, que tornam o processo de abertura de um curso, seja ele livre ou de graduação, mais rápido e seguro.

A Eadbox é a única plataforma para EAD com tecnologia própria e integrada para armazenar a apresentar seus cursos, realizar transmissão de aulas ao vivo e webinars.

Ela disponibiliza recursos para seu curso online e garante segurança e confiabilidade para sua transmissão, bem como melhor experiência para seus alunos.

Agora que você já sabe tudo sobre EAD no Brasil, pode investir em cursos virtuais como um novo negócio.

A Eadbox é uma plataforma de ensino a distância completa e intuitiva, preparada para receber seus cursos com tecnologia atual e preparada para acesso de muitos alunos. Fale com um consultor e saiba como começar gratuitamente.


Categorias