Como gerir alunos do seu curso online

Aprenda hoje como gerir os alunos de cursos online

Se você está pensando em começar a gravar vídeo aulas para entrar no mundo do ensino a distância, ou começou há pouco tempo com seus cursos online, você precisa saber como gerir os seus alunos, os seus clientes. Por mais distintos que possam ser os perfis dos alunos de ensino a distância, uma coisa é certa: eles acessam a internet e possuem facilidade com plataformas digitais. Mas como trabalhar o relacionamento com eles de uma maneira efetiva?


Para saber manter o relacionamento, é importante saber o que é a gestão de clientes. Quando você fez o levantamento do público alvo, certamente você identificou quais eram as necessidades da sua persona. Agora, você precisa organizar as informações que você possui do seu público, interagir com os seus clientes e oferecer um atendimento personalizado para eles. Estas são as informações básicas que uma carteira de clientes possui e neste texto você vai aprender como gerir a sua carteira de clientes.


Conheça o seu negócio


O core business do seu negócio é a venda de cursos online, certo? Se você possui uma estratégia bem definida de marketing de conteúdo e já possui alguns alunos vindos de lá, é hora de fazer alguns levantamentos para utilizar isso ao seu favor. Identifique qual é o tempo de duração do seu ciclo de vendas e qual é a maior dificuldade de converter um prospect em um cliente.


Conheça seu negócio


Com estes dados em mãos você consegue ter uma visualização melhor do seu negócio. Para corrigir estes problemas e encurtar o tempo do ciclo de vendas, você precisa aplicar mais tempo, organizar melhor o seu funil de vendas ou contratar alguém para otimizar o seu tempo? Comece a desenvolver este raciocínio e você vai conseguir começar o seu planejamento.


Identifique os erros e pare de errar


Esta vale para todos os produtores de conteúdo, desde os que estão começando até os que já são experientes no mercado. Buscar a melhoria do seu negócio é, e sempre será, o melhor caminho para prosperar. Vamos citar aqui quatro erros comuns, mas que não são os únicos, que impactam diretamente nas suas vendas.


  • Não ser organizado: a falta de organização com os dados dos seus clientes é algo que deve ser levado em consideração. Vamos utilizar o exemplo de um aluno que perdeu a senha de acesso ao painel do aluno, para ter acesso às suas aulas. Ele mandou e-mail para você, depois entrou em contato através do Twitter, e por último pelo Facebook. Enquanto você possui poucos alunos, é fácil de fazer esta gestão, mas quando passam de 100, fica mais difícil ter este controle. Neste caso, um software de CRM pode ser primordial para garantir a qualidade do seu atendimento.
  • Não saber quem é o seu cliente: esta é uma das principais falhas, não apenas de produtores de conteúdo, mas também de algumas grandes empresas. Quando o seu cliente reclama por algo, ele quer a resolução do problema? Ele deseja uma resolução rápida? Conhecer o seu cliente é fundamental.
  • Não investir em relacionamento: você pode até estar investindo nisso, mas faz de maneira correta? Qual é a primeira ação que você toma quando um cliente quebra o seu funil de vendas e entra em contato com você através do Facebook, por exemplo?
  • Ignorar o pós venda: este está praticamente aliado ao primeiro tema, mas devido a sua importância para os negócios, ele merece um tópico só dele. Como você se relaciona com o seu ex-aluno? Ele possui alguma vantagem caso indique outro aluno? O maior erro, e mais clássico deles, é considerar que, após concluir uma jornada de compra, o cliente não vai mais entrar em nenhum processo de compra com a sua empresa. Este é o pior dos erros, pois se existe alguém que vai ser fácil convencer a adquirir o seu conteúdo é alguém que já o conhece. Alimente o seu funil de vendas e mantenha o contato com eles


O relacionamento com seu cliente


O relacionamento com o seu aluno precisa ser o centro da sua gestão de negócios. Quanto mais confortável o seu aluno estiver com o atendimento do seu curso online, melhor será a propaganda boca a boca da sua vídeo aula.


Como o ensino a distância é baseado no mundo virtual, os dados dos seus alunos são fáceis de conseguir, e você não precisa necessariamente esperar o contato do seu aluno para ter um relacionamento com ele, ele pode ser ativo. Um exemplo fácil e palpável. A plataforma Eadbox dá ao produtor de conteúdo a opção de baixar os dados da sua plataforma em planilhas. É possível baixar essas planilhas e tirar os mais diversos relatórios. Um deles, que é muito importante, é o último acesso do aluno na plataforma online.


Caso o seu aluno ainda não tenha concluído o curso online, você pode entrar em contato com ele após três dias ou uma semana que ele não tenha realizado o acesso. O contato pode ser feito através de e-mail ou até mesmo telefone. Pergunte se está tudo bem com ele, qual o motivo de ele ter parado de acessar as suas aulas e aproveite para captar um feedback, conhecendo o seu aluno.


Se você achou estranho ao ler que teria que entrar em contato com um aluno que já efetuou a compra, mas que parou de consumir o seu conteúdo, a sua linha de raciocínio segue uma lógica antiga, e até mesmo ultrapassada, na qual os clientes eram apenas números no final do mês. Entretanto, com a concorrência ficando cada vez mais acirrada e, principalmente, com as mídias sociais, fica cada vez mais fácil perceber que uma venda não significa apenas uma venda.


Através da plataforma Eadbox você consegue extrair relatórios gráficos completos. Com isso você sabe exatamente o que deve ser melhorado em determinado curso e em qual tempo. Acesse informações completas, filtrando por curso, período, grupo de alunos… Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar a plataforma Eadbox.


CTA Trial

trial


Categorias